Geral

Estrutura abalada do telhado justifica reforma da Igreja da Aparecida



Estrutura abalada do telhado justifica reforma da Igreja da Aparecida
Quem passou pela praça da Aparecida nos últimos dias deve ter ficado surpreso ao ver a igreja sem telhado e as paredes laterais – as únicas que ainda se mantêm são a fachada e a parede dos fundos.

Segundo Lauro Matsumoto, presidente da comissão administrativa da paróquia, a reforma era necessária. “A estrutura de madeira do telhado, o que chamam de selado, estava comprometida. A reforma era inevitável, então aproveitamos para também ampliar a igreja para que caibam ainda mais fiéis, o que era outra necessidade que já havíamos percebido”, explica.
O formato de cruz que as paredes faziam não existirá mais, porém, Lauro diz que o projeto visa a fazer uma cruz no piso da igreja. Isso dependerá do andamento da obra.

O presidente garante que depois de pronta, a igreja terá uma visualização e uma dinâmica melhor. “Quem sentava em um dos lados horizontais da cruz, não conseguia ver quem sentava no lado vertical”, conta.

O telhado da igreja – o mais prejudicado – ganhará mais altura numa estrutura de ferro em formato de abóbada e o forro acompanhará o mesmo formato, portanto a temperatura dentro da igreja será mais amena.

A fachada, que possui duas torres com um anjo esculpido em cada uma, uma cruz no centro superior e um sino logo abaixo, deverá ser conservada e ainda ganhará mais duas torres que sustentarão a parte ampliada.

A previsão do término da obra é até o final de setembro gastando cerca de R$ 140 mil, sem o piso. A idéia é que se coloque 420 metros de granito natural no piso e, para isso, será realizada uma campanha que mobilizará toda a comunidade católica, o comércio e a industria da cidade. “Quando se fala de igreja, o pessoal colabora”, ressalta Matsumoto.