Economia

Estudo avalia bônus para consumidor que economizar energia



Estudo avalia bônus para consumidor que economizar energia

O agravamento da crise hídrica e a ameaça de apagão leva o governo a avaliar plano para dar bônus aos consumidores residenciais que pouparem energia nos próximos meses. A medida ainda está em estudo, mas o mais provável é que seja feita em forma de abatimento das futuras contas de luz, após a comprovação da economia. Atualmente, o sistema elétrico opera com a bandeira vermelha, patamar 2, que encarece a conta de luz no final do mês.

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado Edio Lopes (PL-RR), afirmou que o programa deve ter início em setembro e se estender até dezembro, caso haja até lá sinalização de uma melhora na situação hídrica do País. A expectativa, segundo ele, é de que a medida resulte na economia de 1.000 megawatts até o fim do ano, potência suficiente para atender o Estado de Sergipe, por exemplo.

"Só tem duas formas de uma espécie de bônus. Uma seria um crédito em faturas futuras e a outra seria um bônus de alguma forma em espécie monetária, que acho um pouco difícil", disse. Segundo ele, a definição de quanto será o bônus e como será pago deve sair na semana que vem para que o programa seja implementado.

A proposta foi discutida em reunião na terça-feira do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Em nota, o órgão informou apenas que o Ministério de Minas e Energia solicitou à Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica  que faça estudos sobre o programa, que deve ser voluntário.