Geral

Estudo da FEF aponta benefícios econômicos do biodiesel



Estudo da FEF aponta benefícios econômicos do biodiesel
A Fundação Educacional de Fernandópolis apresentou na noite desta terça-feira, 27, no auditório da instituição, um estudo de viabilidade econômica para instalação de uma refinaria de biodiesel em Fernandópolis.

O estudo foi realizado por um conjunto de docentes e empresários da cidade com objetivo de analisar as vantagens econômicas e sociais que estão direta e indiretamente ligadas à atividade de refino do combustível.

Para uma platéia de empresários, políticos e representantes da sociedade civil de Fernandópolis, o diretor de planejamento e assuntos estratégicos da FEF, José Ataídes Nunes, apresentou todos os levantamentos e dados colhidos para análise da viabilidade econômica do projeto.

Em sua fala inicial, Ataídes apresentou dados que comprovam a importância do biodiesel no contexto mundial. Somente no Brasil, até 2010, estima-se que o país precise produzir 2 bilhões de litros de óleo. Em 2007, a produção prevista é de apenas 176 milhões, ou seja, o mercado para produção de óleo combustível é muito grande, visto que esta é uma tendência mundial. Somente com a adesão dos Estados Unidos ao biodiesel é acrescida uma demanda de 300 bilhões de litros para os próximos anos.
“O negócio de refino de óleo tem se mostrado muito rentável, e sua implicação não é apenas econômica, mas também social”, lembra Ataídes.

Nesse prisma, uma cidade como Fernandópolis teria muito a ganhar com a instalação de uma refinaria no município. O estudo apresentado mostra que a taxa de urbanização da cidade tem crescido muito. Dados de IBGE apontam que em 2000, 95,94% da população se concentrava na área urbana. Com a implantação de uma refinaria que utilizasse alguma plantação como matéria-prima (oleaginosas), seriam abertas muitas vagas de trabalho no campo, aumentando a renda do trabalhador e diminuindo o desemprego na cidade.

Além dos aspectos de mercado e social, há também as implicações ecológicas do projeto. O uso do biodiesel diminui em até 80% a emissão de gases nocivos à atmosfera, amenizando o efeito estufa e reduzindo a precipitação de chuva ácida. Vale lembrar que um produtor de biodiesel ainda pode recuperar boa parte de seu investimento por meio da venda de créditos de carbono, que permite que países que não estejam conseguindo cumprir as metas de redução de CO2, invistam em atividades que beneficiem o meio-ambiente.