Educação

Etec no IDEB: melhor de Fernandópolis e Região, 3ª melhor do Estado de São Paulo e 13ª melhor do Brasil



Etec no IDEB: melhor de Fernandópolis e Região, 3ª melhor do Estado de São Paulo e 13ª melhor do Brasil

A Etec Professor Armando José Farinazzo de Fernandópolis obteve, dentre as escolas estaduais, a 13ª maior nota do Brasil, 3ª maior nota do Estado de São Paulo e maior nota de Fernandópolis e região de São José do Rio Preto com 7 no IDEB 2019.

Os resultados do Índice que mede o Desenvolvimento da Educação Básica são referentes ao rendimento dos terceiros anos do Ensino Médio de 2019 e foram divulgados pelo Ministério da Educação, encontrando-se disponíveis no site ideb.inep.gov.br

Tais índices também são fruto de incentivo à leitura nas aulas, participação no Projeto Biblioteca Ativa, aulas práticas, utilização de laboratórios modernizados, atividades culturais, rodas de discussões sobre temas relacionados à atualidade, visitas técnicas e atividades práticas que são aplicadas diariamente. Segundo a diretora, Valdete Magalhães, a combinação de todos esses fatores levaram os alunos a se tornarem protagonistas na construção do seu conhecimento no processo de ensino/aprendizagem.

O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica - para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.