Turismo

Evento em Fernandópolis reúne 14 municípios para debater sobre o turismo regional



Evento em Fernandópolis reúne 14 municípios para debater sobre o turismo regional

Termina hoje, 16, a 2ª Feira e Congresso de Turismo Maravilhas do Rio Grande que começou na última quinta-feira, 14, no Espaço Talismã Eventos, em Fernandópolis. Desde o primeiro dia, o evento atraiu autoridades, empresários e visitantes dos 14 municípios que fazem parte do grupo Maravilhas do Rio Grande.

A abertura do evento contou com um grande público e a presença de prefeitos, secretários e representantes do Governo do Estado de São Paulo. “Esse evento prova que Fernandópolis é centro de região e tem condições sim de ser a diretriz para esses municípios que englobam o turismo regional”, disse o presidente da Câmara, João Pedro Siqueira.

A artesã, Shirlei Magno, do ateliê Soluê disse que o evento é uma vitrine para os produtores artesanais de Fernandópolis e região. “É maravilhoso poder mostrar o trabalho para tanta gente diferente. Temos uma variedade muito grande de artesanato e tudo feito com tanto cuidado e carinho que a gente fica muito feliz em poder mostrar. Acredito que a feira vai abrir muitas portas para o artesanato regional”.

A Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, possui um estande no evento com informações sobre os cursos da escola, em especial, o curso online de Técnico em Turismo. “A região já possui potencial turístico e agora precisamos de profissionais capacitados para expandir. É uma oportunidade de mostrar para a sociedade que temos o curso e oferecemos de forma gratuita”, destacou a diretora Valdete Aparecida Zanini Magalhães.

O prefeito anfitrião da feira, André Pessuto destacou a vocação de Fernandópolis para o turismo. “Quando a gente fala em turismo logo se pensa em praia ou rio, mas, o turismo regional é diário. Por exemplo, o Lucy Montoro atende pacientes da região inteira. Existe esse deslocamento de pessoas, que também é chamado de turismo”, explicou o prefeito que também destacou que o turismo não deve ser feito apenas pelo Poder Público. “A sociedade e os empresários precisam acreditar nessa indústria que mexe com muita gente. E a tendência do turismo regional é só aumentar. Essa feira está sendo um exemplo para que os empresários acreditem e invistam cada vez mais na nossa cidade”, finalizou.

Hoje, 16, no último dia de evento, a feira abre a partir das 08h30. Às 9h30 haverá um painel sobre tendências e inovações no turismo com Marta Poggi; às 11h serão apresentados casos de sucesso regionais com Danielle Santana Lopes Pierini - Lord Lion – Votuporanga, Diego Trevizan – Queijaria Jeito de Mato – Fernandópolis e Valéria Soares Minhos Foz - Foz do Marinheiro – Cardoso; às 12h10 Bianca Colepicolo irá realizado um workshop sobre turismo náutico e suas potencialidades. O encerramento acontece às 14h20 com uma apresentação musical.