Artigos

Exames que salvam: conheça os preventivos para o coração



Exames que salvam: conheça os preventivos para o coração

A avaliação cardíaca precoce e regular pode detectar problemas e evitar a ocorrência de doenças do coração. Para isso, existem diversos tipos de exame, que serão solicitados pelo cardiologista considerando os sintomas apresentados, o histórico do paciente e outros fatores de risco envolvidos. Geralmente, a avaliação se inicia pelos testes mais simples e menos onerosos, mas, conforme a gravidade de um caso, pode começar pelos exames mais complexos e detalhados.

Para quem não desempenha atividade esportiva intensa, a avaliação deve começar aos 30, 35 anos. Quem não apresenta histórico familiar de doenças cardíacas pode iniciar aos 35 ou 40 anos.

Testes não-invasivos para detectar doenças cardiovasculares

Exames não-invasivos são realizados sem a inserção de agulhas, instrumentos ou fluidos no paciente. Não perturbam a integridade do corpo de forma alguma; portanto, não oferecem nenhum risco ao paciente. Os principais exames não-invasivos do coração são: ecocardiograma, teste ergométrico, tomografia, ressonância magnética, angiografia, eletrocardiograma, radiografia do tórax e holter.

1.  Ecocardiograma

Possibilita avaliar as medidas e a mobilidade das paredes das cavidades do coração, das válvulas, a velocidade e a direção do fluxo do sangue. Também permite ver como o coração contrai e relaxa. Analisa o pericárdio, revelando a presença ou não de derrames. Em resumo, faz uma avaliação da anatomia do coração, fornecendo dados para um diagnóstico evolutivo de doenças cardíacas.

2. Teste de Ergométrico (Teste de Esforço)

É feito em esteira ou bicicleta para registrar a atividade elétrica do coração durante o esforço físico máximo. Também avalia o comportamento da pressão arterial e a aptidão física do paciente. É um dos mais usados para detectar arritmias e doenças de coronárias. Pode ser parte integrante de outros exames, como a cintilografia e o ecocardiograma.

3.  Tomografia do coração e vasos

Oferece imagens mais detalhadas do coração e é o principal exame para detectar obstruções de artérias e a probabilidade de doenças futuras baseando-se no índice de cálcio. Permite avaliar coronárias através de contraste com iodo e raios X (tomografia). É indicado, principalmente, quando há suspeita de doença coronária.

4.  Ressonância Magnética (RM)

Diferente da tomografia, não usa energia ionizante; portanto, não é prejudicial para o organismo. Gera imagens de alta resolução que permitem uma boa observação do miocárdio ou de defeitos congênitos. É útil para diagnosticar doenças de aorta e do pericárdio ou tumores cardíacos. A ressonância magnética também pode ser usada para avaliar a morfologia das câmaras cardíacas, a função global ou regional dos ventrículos e a existência de regurgitações valvulares.

5.  Angiografia digital

É um exame que avalia os vasos do cérebro ou do coração para verificar a existência de obstruções ou diminuição de fluxo do sangue. Para isso, é a plicado um contraste na veia. O aparelho de RX é capaz de obter imagens muito rapidamente.

6.  Eletrocardiograma de repouso (ECG)

Serve para avaliar a parte elétrica do coração - que controla a contração das fibras musculares - e pode mostrar evidências do formato do órgão e algumas doenças. Com ele, é possível verificar o ritmo, a frequência dos batimentos e o impulso elétrico dentro do coração. É realizado com a pessoa em repouso, utilizando-se 12 eletrodos colocados nas pernas, braços e no tórax, na região do precórdio.

7.  Radiografia de tórax

A radiografia pode mostrar se há crescimento das cavidades ou de todo o coração. Uma anormalidade na forma ou do tamanho do coração, como depósitos de cálcio em válvulas cardíacas, é imediatamente observada. Além disso, revela alterações pulmonares ou vasculares, que podem ser causa ou consequência de uma doença cardiovascular.

8.  Holter

Tem a mesma finalidade e funcionamento do eletrocardiograma, mas registra a atividade do coração por 24 horas. O paciente usa eletrodos ligados a uma pequena caixa que deve ser mantida com ele durante as atividades de rotina. A ideia é detectar arritmias e outros eventuais sintomas.