A Secretaria do Meio Ambiente de Fernandópolis está finalizando o processo de compra, via pregão eletrônico, de 100 mudas de Choupala, também conhecida como ‘árvore-mastro” para o projeto de arborização da Avenida Expedicionários Brasileiros. As mudas, segundo o secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela, serão plantadas nas calçadas laterais da avenida, formando um “corredor verde”.
A escolha da espécie Choupala (Polyalthia longifólia) “para o projeto de arborização da Expedicionários foi através de uma cuidadosa análise técnica, baseando-se em suas características que se adequam ao ambiente e ao clima da região”, diz a nota técnica da Secretaria do Meio Ambiente que acompanha o edital do pregão. Se tudo der certo, a compra será efetivada no dia 23 de julho.
“A presença dessas árvores não só contribuirá para a melhoria estética da área, mas também para a qualidade do ambiente urbano”, explica a nota. O objetivo é formar um “corredor verde” na Expedicionários.
A espécie, como se observa nas fotos que ilustram a matéria, possui uma copa estreita e uma pouca queda de folhas, o que minimiza potenciais interferências no tráfego de veículos e visibilidade, garantindo a segurança viária.
“A necessidade de atender a essas condições específicas é crucial, considerando a localização estratégica da avenida como uma área comercial de alto fluxo de veículos”, enfatiza a nota.
Segundo ainda o documento, a arborização urbana desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar da comunidade, na melhoria da qualidade do ar, na redução do calor urbano, na preservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade ambiental em áreas urbanas.
“Com a conclusão recente da revitalização da Avenida Expedicionários Brasileiros, uma das principais avenidas da cidade, reconhecemos a necessidade de implementar um projeto de arborização que vai contribuir para a estética, colaborar com o conforto ambiental da área proporcionando sombra e melhoria da qualidade do ar, filtragem de poluentes e redução da temperatura local, contribuindo para a construção de um ambiente urbano mais sustentável e agradável para todos os moradores e visitantes da região”, acrescenta.
O projeto prevê o plantio de 100 mudas de Choupala. Essas mudas terão que ser entregues pelo viveiro vencedor do pregão com 2 metros de altura e com atestado de sanidade das plantas.
A CHOUPALA
A Choupala é conhecida como “Árvore-Mastro” com visual marcante. Ela é originária da Índia e pertence à família das anonáceas, suas flores são pequenas e sem atrativos decorativos. O que chama realmente a atenção nessa árvore é o crescimento colunar com os galhos voltados para baixo o que torna a espécie exclusiva no visual.
Além de sua estética, a choupala oferece uma série de benefícios ambientais e práticos. Sua copa densa proporciona sombra compacta, tornando-a uma escolha popular para arborização de ruas, avenidas e como quebra-vento eficaz.
Na Índia, a árvore possui um significado especial, com suas folhas sendo usadas para criar guirlandas colocadas no topo das portas de entrada como uma expressão de hospitalidade e alegria. Plantar uma choupala no jardim é visto como um convite permanente à felicidade.
No Brasil ainda não é muito conhecida, mas na Índia, Tailândia e outros países asiáticos é muito estimada e cultivada, plantada nas mais diversas situações como, por exemplo, em templos religiosos.
Espaçadas de 8 a 10 metros, as árvores podem criar impressionantes corredores verdes ao longo de ruas e avenidas, valorizando a paisagem e oferecendo proteção contra os ventos.