A FAB – Força Aérea Brasileira – confirmou no inicio da tarde desta quarta-feira, 25, ter localizado os destroços do avião Cessna prefixo PT-JCZ, que desapareceu em meio a floresta amazônica nas proximidades da cidade de Manicoré na sexta-feira, 20. A aeronave era pilotada pelo fernandopolense Rodrigo Boer Machado. Segundo a imprensa amazonense, foram localizados dois corpos entre os destroços. Além do piloto, estava no avião Breno Braga Leite. Ambos morreram por fraturas múltiplas fraturas. O avião não explodiu na queda.
Uma força tarefa com homens do Corpo de Bombeiros e policiais civis e militares já está a caminho, em meio à na mata para a retirada dos corpos no local do acidente. De acordo com a página “Enquanto isso em Manicoré”, os destroços do avião se encontram em uma área distante 2 quilômetros em meio da localização do igarapé grande. A remoção dos corpos deve ser feita por helicóptero. O pai de Rodrigo está em Manaus acompanhando o trabalho de resgate.
A família já recebeu a confirmação da localização da aeronave. O irmão Marcelo Boer, postou mensagem nas redes sociais. "Você não podia ter partido assim Rô, quem vai contar história de avião. Quem vai ensinar a Maria Cecilia a ver o céu. Você era encantado por ele, é daí de cima que você cuidará nós!. Força para nós meu Deus. Te amo meu irmão".
Outro familiar escreveu: “Foram 5 dias de muitas orações... fé que o menino Jesus nasceu e veio para nos salvar e nos trazer o sinal daquilo que muitas vezes a gente não deixa que aconteça sobre sua vontade. Destroços da aeronave encontrada em local de difícil acesso, muito longe, tudo indica que somente através do helicóptero que farão a ação. Rodrigo, aonde estiver que a espiritualidade possa lhe acalentar. Deus precisou de você! Nosso menino voador".
O deputado federal Fausto Pinato que havia intercedido junto ao Ministério da Defesa e FAB pelas buscas da aeronave que estava desaparecida desde sexta-feira, publicou em suas redes sociais duas notas. Na primeira confirma a noticia do encontro. "É com profunda tristeza que recebo a confirmação de que não há sobreviventes do trágico acidente aéreo em Manicoré (AM). Entre as vítimas está o piloto Rodrigo Boer de Fernandópolis. Agradeço às Forças Armadas, ao Corpo de Bombeiros da região, ao governador do Amazonas Wilson Lima, aos ministros José Múcio da Defesa e Alexandre Padilha pelo apoio e dedicação nas buscas, mesmo em condições adversas". Em um segundo post, o deputado manifestou pesar e solidariedade aos familiares das vítimas. "Manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas do acidente aéreo, incluindo o piloto Rodrigo Boer, de Fernandópolis. Agradeço a FAB pelo esforço nas buscas. Que Deus conforte dos corações de todos".
A prefeitura de Manicoré divulgou nota sobre o acidente: "A Prefeitura Municipal de Manicoré, na pessoa do prefeito Lúcio Flávio do Rosário, vem a público informar sobre um triste acontecimento que abalou nossa comunidade, 25 de dezembro. Foram encontrados os destroços da aeronave de pequeno porte que caiu na última sexta-feira na zona rural da cidade. As equipes de busca, que trabalharam arduamente em condições desafiadoras, localizaram os destroços a aproximadamente dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, estrada Igarapé Grande, em uma área de difícil acesso. A Prefeitura lamenta profundamente essa tragédia e se solidariza com as famílias das vítimas, o piloto Rodrigo Boer e Breno Braga Leite. Neste momento de dor, a gestão municipal se coloca à disposição para oferecer o suporte necessário às famílias afetadas e agradece o empenho de todos os envolvidos nas buscas.”
Em outro post, homenagem ao piloto fernandopolense: “Manifestamos nossa mais sincera solidariedade às famílias enlutadas, especialmente aos amigos e parentes do piloto Rodrigo Boer Machado, que trazia consigo o sonho de desbravar o Amazonas. Que a memória das vidas perdidas inspire força e união em todos os que passam por esse momento tão doloroso.”
-(Matéria em atualização)-