Geral

Fake News sobre Coronavírus é espalhada em grupos de Fernandópolis



A propagação de Fake News voltou a causar transtorno e até um princípio de pânico em Fernandópolis. No início da noite de ontem, 4, um vídeo que circulou por diversos grupos de WhatsApp sobre um suposto caso de Coronavírus na cidade precisou ser desmentido pela secretaria municipal de Saúde.

O desserviço propagado sugere que havia um caso suspeito de Coronavírus em observação na UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Por mais que em momento algum se mencione a cidade da tal UPA, a mensagem foi espalhada como se o caso fosse em Fernandópolis.

“Família pelo amor de Deus fica em casa, se estiver com alguma dor, alguma coisa não vem pro UPA (sic) acabei de sair dali agora e a turma do estágio foi toda dispensada... tem um rapaz que acabou de chegar lá com suspeita de Coronavírus. É sério, não é piada, acabei de sair de lá. Qualquer coisa que sentir se vira em casa, vê o que faz aí, vai numa farmácia, mas não vem para o UPA. O caso está sério, está o maior barraco lá agora”, diz uma interlocutora nomeada de ‘Silvinha’.

Mesmo sem a confirmação de nenhuma fonte oficial, ou até mesmo da imprensa, diversos fernandopolenses na intenção de “ajudar”, espalharam a mensagem falsa por diversos grupos, prestando um desserviço perigoso.    

Em um comunicado enviado à imprensa a secretaria municipal de Saúde afirma que não há nenhum caso suspeito da doença na cidade e que apenas uma pessoa com um resfriado passou pela unidade, fez todos os exames e depois foi liberada.

“Todos os munícipes podem procurar a Unidade normalmente. Informamos que vamos apurar a origem do áudio que circulou por alguns grupos nas redes sociais”, diz o comunicado. 

 

Casos de coronavírus na região são descartados

Casos de coronavírus na região são descartados

O Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, está investigando um caso suspeito de coronavírus (COVID-19) de um morador de Rio Preto. O homem retornou ao Brasil em 28 de fevereiro após passar pela Itália, França, Suíça e Espanha e apresentou os primeiros sintomas de doença respiratória em 1º de março. 
O Departamento de Vigilância Epidemiológica está monitorando o surgimento de sintomas em pessoas que tiveram contato com o rapaz.
Outros quatro casos que estavam em investigação na região foram descartados. Dois em Rio Preto, de duas mulheres, uma com 25 anos que passou pela França e outra com 38 anos que veio do Japão; e dois em Barretos, também de mulheres, uma com 43 e outra com 23 anos. Elas não haviam viajado, mas tiveram contato com pessoas que foram ao Japão e à Itália.