Geral

Farmacêuticos fazem passeata por direito a piso salarial



Farmacêuticos fazem passeata por direito a piso salarial
Uma manifestação foi realizada pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (SINFAR), em parceria com Associação dos Farmacêuticos e Acadêmicos da Seccional de Fernandópolis (AFASF), na manhã desta quarta-feira, 10, por volta das 10:30h.

”O objetivo do movimento é mostrar à comunidade e às autoridades a importância do profissional farmacêutico dentro das farmácias e drogarias; deixar claro que nesses estabelecimentos têm profissionais gabaritados para resolver qualquer problema em relação aos medicamentos. Esses estabelecimentos são locais de atenção à saúde, pois sempre o farmacêutico estará preparado para orientação, ele é profissional e deve ser sempre procurado pelos clientes das farmácias e drogarias”, diz Reges Barreto, professor do curso de Farmácia na FEF, coordenador do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e Diretor da Associação dos Farmacêuticos e Acadêmicos da Seccional de Fernandópolis.

Os farmacêuticos, professores, alunos e representantes do Sindicato Estadual da classe realizaram uma passeata no centro de Fernandópolis, saindo da Praça da Matriz, percorrendo a rua Brasil, avenida Manoel Marques Rosa, rua São Paulo, contornando a Igreja Matriz e terminando a manifestação em frente ao templo.

“Há muitas denúncias sobre o desrespeito ao piso salarial do profissional farmacêutico, que trabalha em um estabelecimento, segue sua carga horária e não recebe o piso salarial que a classe tem direito em todo o estado de São Paulo”, salienta Alexandre Borges, Diretor do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo.

O piso salarial do farmacêutico em São Paulo é R$ 1.500,00. Todas as farmácias e drogarias do Estado são obrigadas a contar com um profissional da área durante todo o horário de funcionamento. Segundo os organizadores da manifestação, em Fernandópolis não há estabelecimentos do ramo sem farmacêutico.

Também organizaram a passeata pelo direito ao piso salarial dos farmacêuticos em Fernandópolis Jeferson Paiva, professor FEF, presidente da Associação dos Farmacêuticos e Acadêmicos da Seccional de Fernandópolis, Kleber Possato, diretor regional do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, Paulo Teixeira, presidente Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo, Marco Aurélio Pereira, vice-presidente, Jorge Barbedo e Clayton Mangini, diretores do SINFAR.