Meio Ambiente

Fechado desde 2020, Horto aguarda adequação para reabrir ao público



Fechado desde 2020, Horto aguarda adequação para reabrir ao público

Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia, o Horto Florestal ainda permanece fechado como área de lazer para os fernandopolenses. Não será ainda no próximo Dia das Crianças, 12 de outubro, que o espaço está liberado.

O secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela disse esta semana em entrevista à Rádio Difusora que a primeira etapa do projeto foi concluída com a limpeza e melhoria da infraestrutura básica para o funcionamento da secretaria.

“Agora a próxima etapa é colocar dois novos playgrounds para as crianças e fazer a reforma do quiosque para disponibilizar água de qualidade e banheiro público para a população poder acessar o horto”, disse. Segundo ele, embora ainda não tenha essa infraestrutura, a academia a céu aberto está com acesso liberado para as pessoas durante o horário de expediente da Secretaria.

A partir da instalação dos novos playgrounds e reforma do quiosque, a Secretaria do Meio Ambiente diz que o espaço abrirá nos finais de semana com a presença de zelador.

“Dentro desse planejamento futuro, a ideia é colocar um alambrado para separar a parte de acesso da população, do espaço da Secretaria do Meio Ambiente e do estacionamento dos veículos”, disse. De acordo com Vanzela, a transferência da Secretaria para o Horto melhorou as condições de segurança no espaço. “Essa ocupação segue o padrão de todas as secretarias de grandes cidades que ficam em hortos florestais, incluindo os veículos. Essa divisão do espaço, não acarretará problemas para o uso da população”, explicou.

Vanzela também destacou que a Secretaria de Obras já está realizando as obras das barragens de contenção para evitar que sedimentos sejam carreados novamente para a represa. Citou ainda que assim que a obra for concluída começará a execução do projeto de revitalização do entorno com construção de pista de caminhada, ciclovia e demais espaços de lazer, além da iluminação.