Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia, o Horto Florestal ainda permanece fechado como área de lazer para os fernandopolenses. Não será ainda no próximo Dia das Crianças, 12 de outubro, que o espaço está liberado.
O secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela disse esta semana em entrevista à Rádio Difusora que a primeira etapa do projeto foi concluída com a limpeza e melhoria da infraestrutura básica para o funcionamento da secretaria.
“Agora a próxima etapa é colocar dois novos playgrounds para as crianças e fazer a reforma do quiosque para disponibilizar água de qualidade e banheiro público para a população poder acessar o horto”, disse. Segundo ele, embora ainda não tenha essa infraestrutura, a academia a céu aberto está com acesso liberado para as pessoas durante o horário de expediente da Secretaria.
A partir da instalação dos novos playgrounds e reforma do quiosque, a Secretaria do Meio Ambiente diz que o espaço abrirá nos finais de semana com a presença de zelador.
“Dentro desse planejamento futuro, a ideia é colocar um alambrado para separar a parte de acesso da população, do espaço da Secretaria do Meio Ambiente e do estacionamento dos veículos”, disse. De acordo com Vanzela, a transferência da Secretaria para o Horto melhorou as condições de segurança no espaço. “Essa ocupação segue o padrão de todas as secretarias de grandes cidades que ficam em hortos florestais, incluindo os veículos. Essa divisão do espaço, não acarretará problemas para o uso da população”, explicou.
Vanzela também destacou que a Secretaria de Obras já está realizando as obras das barragens de contenção para evitar que sedimentos sejam carreados novamente para a represa. Citou ainda que assim que a obra for concluída começará a execução do projeto de revitalização do entorno com construção de pista de caminhada, ciclovia e demais espaços de lazer, além da iluminação.