Geral

Fechado há 121 dias, alunos e autoescolas reclamam do Detran.SP



Fechado há 121 dias, alunos e autoescolas reclamam do Detran.SP

A demora na reabertura do Detran.SP tem irritado alunos e donos de autoescolas tanto de Fernandópolis como de todo o estado de São Paulo. Fechado desde o dia 23 de março, até mesmo os alunos que já haviam concluído todo o processo para tirar a primeira habilitação, a provisória com validade de 12 meses, alegam que ainda não receberam a CNH – Carteira Nacional de Habilitação – sendo a entrega feita pelo próprio Detran.

Só para se ter uma ideia da gravidade da situação, existem turmas de alunos com apenas quatro dias letivos do cursinho teórico que foi interrompido ainda em março, outros aguardando para fazer a prova teórica e, pior ainda, dezenas de novos habilitados esperando para receber a CNH.

Em Fernandópolis, donos de autoescolas afirmaram ao CIDADÃOnet que estão realizando apenas as aulas práticas de quem já estava credenciado para a realização desta etapa do processo e que todos os demais procedimentos estão interrompidos em virtude do fechamento do Detran.SP. Eles alegam também que muitos alunos têm reclamado das autoescolas e que, em alguns casos, aberto procedimentos de reclamações no Procon.SP alegando falta de cumprimento do acordo feito entre aluno e autoescola.

Segundo os proprietários das autoescolas ouvidos pelo CIDADÃOnet, a conclusão das aulas práticas que é o único serviço em curso nesse momento, deve acontecer nas próximas semanas e que, se o Detran não reabrir no próximo dia 27 de julho, conforme divulgou em nota, as autoescolas ficarão 100% inativas, uma vez que dependem integralmente do sistema do órgão para executar as atividades letivas dos alunos.

Manifestação

Manifestação

Na manhã desta quarta-feira, 22, donos de autoescolas realizaram um protesto em São Paulo. O ato é para chamar atenção já que alguns serviços online oferecidos pelo Detran não estão funcionando, diferente do que o Governo tem informado no decorrer das últimas semanas. A manifestação pacífica aconteceu na ponte Octávio Frias de Oliveira, localizada na zona sul da capital paulista.

O serviço para tirar a primeira habilitação, por exemplo, de acordo com os proprietários das autoescolas, não está funcionando.

“O Detran não está aberto, não está fazendo nenhum tipo de serviço, as primeiras habilitações e os primeiros cadastros não estão existindo. A gente não tem como trabalhar. Estamos de portas abertas, mas de mãos atadas. Muitas autoescolas estão fechando devido ao que está acontecendo”, disse Mauro Gomes, dono de uma autoescola.

Aliás, o custo operacional foi um dos pontos comentados pelos donos de autoescolas de Fernandópolis durante a entrevista. Eles alegam que não como captar novos alunos ou dispensar a equipe de profissionais uma vez que, além de aguardarem a reabertura do Detran, precisam concluir todos os processos para tirar a primeira habilitação que estão em aberto.