Geral

FEF inaugura clínica de enfermagem e ambulatório médico



FEF inaugura clínica de enfermagem e ambulatório médico
“Uma grande conquista para o curso de Enfermagem e para Fernandópolis”. Foi com essas palavras que Patrícia Moita, coordenadora do curso de Enfermagem da FEF, abriu seu discurso na manhã desta quarta-feira, dia 12, quando aconteceu a inauguração da clínica de enfermagem e ambulatório médico da Fundação Educacional de Fernandópolis. Ela ainda afirmou que em todo o Brasil não existe nenhuma instituição de ensino que ofereça o curso de Enfermagem e tenha a disposição uma clínica com a infra-estrutura da que foi montada pela FEF.

Segundo a coordenadora, a clínica e o ambulatório médico possibilitarão que os alunos desenvolvam atividades profissionais de enfermagem de maneira adequada, além de colaborarem na diminuição da dicotomia entre o saber e o fazer. A teoria andará lado a lado com a prática, preparando os alunos de maneira efetiva para o mercado de trabalho.

Sob a orientação de professores e doutores, serão atendidos na clínica e no ambulatório médico colaboradores da instituição, alunos e também a comunidade local e regional que serão encaminhados pelos outros setores das clínicas integradas da FEF, pelo projeto FEF em Ação, além de pacientes encaminhados pelas instituições de saúde do município.

Serão oferecidas também terapias complementares, como toque terapêutico, acupuntura, massagens, curativos industrializados, laser-terapia, núcleo de orientação a pacientes diabéticos, gestantes e tabagistas e outras atividades que diferenciarão os serviços oferecidos pela FEF de outras instituições de saúde.

Para o presidente da FEF, Luis Vilar de Siqueira, a clínica de enfermagem e o ambulatório médico agregarão mais valor ao curso de Enfermagem, que é considerado pela comunidade acadêmica como um dos melhores do país. “O aluno de Enfermagem da FEF é um aluno diferenciado e privilegiado por estudarem nesta instituição. A última comissão do MEC que esteve avaliando os 32 cursos oferecidos pela FEF no final do último ano nos concedeu a nota máxima, porque aqui tudo é tratado com muita seriedade. Temos uma equipe de professores e coordenadores muito preparada, o que faz com que o aluno tenha uma formação acadêmica de excelência. Queremos desafogar o ambulatório da Santa Casa, atendendo toda a comunidade fernandopolense e também dos municípios que possuem convênio com a FEF”, disse Vilar.

A professora aposentada Wônia Franco Gomes fez uso da palavra durante a solenidade: “Como disse o poeta, ‘o sonho que é sonhado por todos se torna realidade’. Hoje eu voltei no tempo, na década de 50, quando eu cheguei aqui mocinha de cabelos pretos e sem rugas (foi sim!) e sonhávamos com uma Fernandópolis rodeada de escolas porque eram poucas as que aqui existiam. E hoje é com o coração de fernandopolense, por opção, que eu vejo tudo isso aqui, esse sonho sonhado por todos, sendo essa maravilhosa universidade. Obrigada em nome de Fernandópolis a todos que fizeram esse sonho real. Obrigada, façam disso uma maravilha, a pérola da coroa fernandopolense”.