Educação

FEF sedia Fórum de Inovação para Pequena Empresa



FEF sedia Fórum de Inovação para Pequena Empresa

De 13 a 18 de outubro, o Sebrae-SP realiza uma grande mobilização de atendimento a micro e pequenas empresas (MPEs) em todo o Estado. O objetivo, além de estimular o aprimoramento da gestão de negócios, é levar orientações que ajudem o segmento a alavancar as vendas de Natal - principal data do calendário do comércio e responsável por perto de 15% do movimento médio anual do varejo, segundo a Associação Comercial de São Paulo.

 

Fernandópolis é uma das cidades contempladas com a programação. O município sediará o Fórum de inovação para Pequena Empresa, com painel e talkshow, no dia 15 de outubro, às 19h30 às 21h no auditório da FEF - Fundação Educacional de Fernandópolis. A iniciativa tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF) e Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF).

 

Haverá apresentação do Gerente da Unidade de Desenvolvimento e Inovação do Sebrae-SP, Renato Fonseca e logo após o talk show com professor da FEF, Rogerio Ribeiro, docente e membro do comitê gestor da incubadora de tecnologia de Fernandópolis; professor da ETEC Alexandre Cajuela, docente e gestor da incubadora de tecnologia de Fernandópolis; Carlos Sugui – empresário e presidente da ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis); e o sócio diretor da Empresa Orasystems, Fábio.

 

O evento deve reunir empresários, empreendedores, alunos do ensino técnico e superior, professores, governanças locais, autoridades, diretores e corpo docente de faculdades da região e demais membros da sociedade de Fernandópolis. “Esperamos lotar o auditório com um público bastante interessado e diversificado, com destaque para alunos da FEF e ETEC”, conta o gerente do ER, Sérgio Gromik.

 

No painel e nos debates serão abordados os seguintes assuntos sobre o tema inovação nas micro e pequenas empresas: o que é inovação e formas de inovar; boas práticas para incentivar a inovação; como a pequena empresa pode inovar; oportunidades de mercado e casos de sucesso; fontes de financiamento para inovação e fontes de pesquisa e outras de formas de apoio.

 

Ao longo de todo o ano, o município recebe atividades com a parceria do Sebrae-SP, sendo a maioria delas gratuitas e voltadas a quem é empresário ou pretende abrir o próprio negócio.

 

Fale com o Sebrae-SP

Para consultar sobre o atendimento do Sebrae-SP em sua cidade, entre em contato com a Associação Comercial ou com o Escritório do Sebrae-SP em Votuporanga pelos telefones (17) 3421-8366 ou 0800 570 0800.

 

Semana do Empreendedor

“Comemorando a Semana do Empreendedor, todos os 33 escritórios regionais e mais 13 pontos de atendimento do Sebrae-SP espalhados pelo Estado de São Paulo programaram ações focadas em marketing, mas também voltadas para os principais temas de administração” diz o diretor técnico do Sebrae, Ivan Hussni.

 

Pesquisas do Sebrae mostram que das micro e pequenas empresas que permanecem no mercado, 58% utilizam estratégias de marketing para ter sucesso, como investir em produtos e serviços diferenciados, propaganda e divulgação, superando as que aplicam apenas estratégias de custos (30%), como oferecer preços baixos e facilitar pagamentos.

 

“Nossas equipes de consultores e analistas estarão de prontidão para orientar e tirar dúvidas nos principais temas de gestão de negócios, como finanças, área jurídica, recursos humanos e outros, esclarecendo os empresários dos setores de comércio, indústria e serviços. Mas o marketing, nesse ano em que são claros os sinais de desaquecimento da economia, será o nosso tema central”, explica Hussni.

 

A expectativa é que em todo o Estado de São Paulo cerca de 6 mil pessoas participem das atividades especiais do Sebrae-SP.

 

“Queremos mostrar às empresas, responsáveis por 47% da geração de empregos formais no setor privado no Estado de São Paulo, que ainda há tempo de buscar melhorias e de tentar otimizar seu desempenho até dezembro. Os resultados do Natal, mesmo não sendo suficientes para salvar o ano, certamente ajudam a reforçar o caixa e iniciar 2015 com perspectivas muito mais positivas”, completa o diretor do Sebrae-SP.

 

A programação da Semana do Empreendedor será desenvolvida de 13 a 18 de outubro com ações em Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.