Geral

Feriadão com horário especial em Fernandópolis



Feriadão com horário especial em Fernandópolis

O Carnaval é o principal feriadão do país que só voltará a normalidade plena na quinta-feira, 27. Mas a folga geral não é para todos. A rede hoteleira de Fernandópolis, praticamente lotada com os foliões que vieram para o carnaval em Votuporanga, está com sua força de trabalho máxima, assim como estabelecimentos comerciais da área de alimentação. O Água Viva Resort, por exemplo, com hotel lotado, está com o clube fechado para os foliões e reabre para o público na terça-feira, 25.

Uma boa parte dos fernandopolense “foge” para ranchos e prainhas da região para aproveitar o feriadão. Quem fica na cidade, já sabe que ela vai operar parcialmente.

O Carnaval é considerado feriado municipal em Fernandópolis pela lei 4.029/12. Apesar do feriado ser apenas na terça-feira, 4, a esticada é geral e o funcionamento só volta ao normal na quinta-feira.

O comércio, por exemplo, conforme convenção firmada entre os sindicatos do comércio varejista e dos comerciários, o funcionamento será em meio expediente, como parte de compensação das horas trabalhadas a mais durante o horário especial de fim de ano. Neste sábado, 22, fecha hoje às 12 horas e só volta a funcionar na segunda-feira, das 12 às 18 horas. Algumas lojas no centro já anunciam que não abrem na segunda. Fecha na terça e reabre na quarta, às 12 horas. Os supermercados e Shopping não entram nesta programação do comércio.

Repartições públicas, estaduais e federais, só voltam a funcionar na quarta-feira às 12 horas. As repartições públicas municipais ganharam um dia a mais de folga. O prefeito André Pessuto assinou decreto suspendendo o expediente na quarta-feira de cinzas, dia 26. Apenas Samu 192 e UPA – Unidade de Pronto Atendimento –, que são serviços municipais, vão funcionar normalmente durante todo o feriado.

Os bancos, como é praxe, voltam com atendimento interno na quarta-feira, às 12 horas. Os caixas eletrônicos vão operar normalmente. As casas lotéricas vão fechar apenas na terça-feira.

Nas estradas, o feriadão coloca a Polícia Rodoviária em alerta com a operação Carnaval na tentativa de reduzir acidentes e abusos. A Rodovia Euclides da Cunha é a principal alvo da fiscalização, principalmente pela circulação de veículos para o carnaval em várias cidades da região.