Saúde

Fernandopolense é o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 do estado de SP



Fernandopolense é o primeiro caso de reinfecção por Covid-19 do estado de SP

O Estado de São Paulo registrou na noite desta quarta-feira, 16, o primeiro caso de reinfecção por coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria da secretaria estadual de Saúde.

A paciente é uma mulher de 41 anos, que reside em Fernandópolis. Ela desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial. Se curou, e teve nova detecção em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico.

O caso apresentou todos os critérios estabelecidos em nota técnica do Ministério da Saúde para confirmação de reinfecção, segundo explicou a secretaria em nota. Os dois exames foram analisados pelo laboratório regional do Lutz de São José do Rio Preto.

O Laboratório Estratégico do Instituto Central, localizado na capital, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se trata de duas linhagens distintas do vírus, o que pode justificar a reinfecção.

Até a semana passada, de acordo com o Ministério da Saúde, havia pelo menos 58 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19, e que estavam sendo investigados em nove estados brasileiros.

(Fontes: UOL e Secretaria Estadual de Saúde)