Economia

Fernandopolenses amanhecem na fila para receber Auxílio Emergencial



Fernandopolenses amanhecem na fila para receber Auxílio Emergencial
Jornal CIDADÃO: Foto tirada às 6h30 de pessoas aguardando na fila para sacar o Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal começou a liberar desde a segunda-feira, 27, os saques para os trabalhadores que estão recebendo o Auxílio Emergencial do governo por meio da Poupança Social Digital.

A segunda parcela que tinha a previsão de antecipação para sábado, 23, foi adiada e até agora não tem data confirmada para o início do pagamento. Apesar do cronograma divulgado pela Caixa, as filas seguem extensas em todas as agências do país.

Em Fernandópolis, desde a madrugada, já havia pessoas na fila para sacar o Auxílio Emergencial na Caixa. Essa tem sido a rotina na porta da agência desde que o Governo Federal liberou o pagamento referente a parcela.

Com o objetivo da liberação aos poucos é reduzir o número de pessoas nas agências e lotéricas e, assim, evitar aglomerações, a Caixa adotou um cronograma de pagamento, conforme a data de nascimento dos beneficiados.

Os recursos creditados na poupança digital já podiam ser utilizados por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços. Quem indicou conta bancária anterior ou recebeu os R$ 600 em substituição ao Bolsa Família não tem restrição para saque.

Veja o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas

27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

28 de abril – nascidos em março e abril

29 de abril – nascidos em maio e junho

30 de abril – nascidos julho e agosto

04 de maio – nascidos em setembro e outubro

05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Essa medida só é válida para as duas primeiras parcelas do Auxílio Emergencial creditadas da poupança digital. A Caixa ainda vai divulgar um novo calendário para a retirada da terceira e última parcela do benefício.

Os trabalhadores poderão sacar o auxílio nos caixas eletrônicos e casas lotéricas de todo o país, sem a necessidade de usar um cartão. Será preciso solicitar a retirada por meio do aplicativo Caixa TEM. A Caixa pede aos beneficiários que atualizem o aplicativo antes de solicitar o saque.