Educação

Fernandopolenses levam o 4º lugar na FEBRACE



Fernandopolenses levam o 4º lugar na FEBRACE

Os dois alunos da E.E Afonso Cáfaro que estavam representando Fernandópolis na tradicional FEBRACE - Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia, uma das mais expressivas do gênero no país conseguiram a 4ª colocação da Feira na categoria “Agrária”. Jessé Pinato de Castro e Lucas Thiago Pereira, ambos da 3ª série do ensino médio estavam em São Paulo desde a última segunda-feira, 16 apresentando o projeto inovador intitulado "Um salto para o futuro - Introdução de insetos na alimentação humana", cujo objetivo é introduzir gafanhotos na merenda escolar devido ao alto teor de proteínas presentes na farinha feita do inseto.

Os dois já haviam conquistado o 2º lugar na MOP – Mostra Paulista de Ciências e Engenharia São Paulo, realizada no ano passado, e uma das premiações foi a participação na FEBRACE. Testes feitos pelos alunos, em parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco, indicaram que a quantidade de proteína presente no gafanhoto é de 60%.

Conforme o Cidadaonet já havia divulgado, em setembro eles já têm um novo compromisso, dessa vez apresentar o trabalho na Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia, na cidade de Novo Hamburgo – RS.
“É uma grande satisfação para a E.E Afonso Cáfaro,  pelos alunos  que terão um futuro brilhante e certeza de que o trabalho sério de educadores e alunos apresenta resultados positivos”, destacou a diretora Adriana Cassadante.

A FEBRACE
 

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

A FEBRACE assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Desenvolvemos o ano todo ações de incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo em nosso país.

Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.