Educação

Fernandópolis adere ao pacto pela superação do analfabetismo



Fernandópolis adere ao pacto pela superação do analfabetismo
Escola Gaspar Ruas, onde funciona polo do EJA em Fernandópolis

Fernandópolis aderiu ao Pacto Eja – Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens, Adultos e Idosos. O Pacto Eja é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

Segundo a formadora regional de Fernandópolis, Silvana Cristina de Amorim, existem 1.264 adultos não-alfabetizados no município.

Ela explica que o primeiro núcleo de alfabetização do programa funciona na EMEF “José Gaspar Ruas”, situada no Jardim Rosa Amarela, mas outros núcleos surgirão em áreas diferentes da cidade, de acordo com a demanda.

“Nosso primeiro passo será a campanha de divulgação do projeto”, afirmou Silvana. Ela espera apoio da mídia nesse sentido, para que o maior número de pessoas possível receba essa informação.

O Secretário Municipal de Educação Interino, Washington Pissuto, disse que é fundamental atacar o problema do analfabetismo até sua extinção.

De acordo com o IBGE, havia no Brasil, em 2023, nada menos que 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais ainda não-alfabetizadas, ou 5,4% da população brasileira.