Saúde

Fernandópolis aguarda regulamentação da DRS-15 para mais 4 leitos de UTI



Fernandópolis aguarda regulamentação da DRS-15 para mais 4 leitos de UTI

Fernandópolis aguarda regulamentação da DRS-15 de São José do Rio Preto para colocar em funcionamento mais quatro leitos de UTI. A informação está contida em nota encaminhada pela Secom – Secretaria de Comunicação da Prefeitura. Desde o final de junho, o governo do Estado anunciou que havia encaminhado cinco respiradores para Fernandópolis, como parte de um lote de 400 aparelhos distribuídos às Santas Casas e hospitais filantrópicos do estado.

“A Prefeitura de Fernandópolis já fez a proposta para a implantação de novos leitos para a UTI exclusiva de Covid. Precisa agora de uma regulamentação por parte da DRS-15 de São José do Rio Preto que a princípio já autorizou a ampliação de mais 4 leitos UTI para Covid em Fernandópolis”, diz a nota da Secom.

Com seis leitos de UTI disponíveis atualmente para atendimento a casos de coronavírus, a Santa Casa vem trabalhando no limite, registrando em vários dias 100% dos leitos ocupados.

“O próximo passo é a Santa Casa local oficializar o aumento dessas vagas o que deve ocorrer por esses dias. As equipes de profissionais já estão sendo montadas visando esse aumento. Inclusive, a Prefeitura já iniciou esse processo cedendo alguns profissionais de saúde para trabalharem nesse setor do hospital, mas encontra grande dificuldade para encontrar profissionais, em especial médicos”, reforça a nota.

Na semana passada, o prefeito André Pessuto, por decreto, autorizou a contratação de quatro enfermeiros para reforçar a equipe que atua no atendimento ao coronavírus na Santa Casa. Mas, a dificuldade, segundo a prefeitura está na formação de uma nova equipe médica.        

“Na última semana, uma reunião foi realizada entre os prefeitos da região Cisarf – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Fernandópolis - na qual o principal objetivo foi pedir ajuda também nessa formação de profissionais que possam trabalhar na Santa Casa. Importante ressaltar que para a abertura desses 4 novos leitos, é necessária a formação de uma nova equipe médica, na qual já está sendo providenciada”, acrescentou a nota.