Saúde

Fernandópolis atinge a marca de 50% da população com a vacinação completa



Fernandópolis atinge a marca de 50% da população com a vacinação completa

A campanha de vacinação contra Covid-19 em Fernandópolis atinge esse final de semana 50% de toda a população com o ciclo completo com as duas doses do imunizante e mais de 80% com pelo menos uma dose. 
No último dia 27 de agosto teve início a vacinação dos adolescentes de 17 anos na Central de Saúde e, essa semana os jovens de 15 e 16 receberam a primeira dose do imunizante. “Os adolescentes estão aderindo bem a campanha de vacinação. Percebemos uma adesão bastante significativa desses jovens e estamos felizes por isso”, disse o secretário de saúde, Ivan Veronesi, em entrevista à rádio Difusora. 
Na entrevista o secretário falou de pessoas com mais de 18 anos que estão indo até a Central de Saúde para tomar o imunizante da Pfizer. “As doses de Pfizer que vieram para os adolescentes, não podemos aplicar em outras faixas etárias e muitas pessoas, infelizmente, não conseguem entender isso”, destaca Ivan, que ainda explicou que esse imunizante é o único que foi aprovado para aplicação nesse grupo, por isso não pode ser usado em outras faixas etárias. 
Apesar do avanço na vacinação, segundo Ivan, cerca de 1.200 pessoas em Fernandópolis ainda não tomaram nem a primeira dose. De acordo com o secretário, as equipes dos postinhos estão telefonando para essas pessoas, mas a pergunta é uma só. “As pessoas perguntam qual a vacina que tem. Infelizmente não podemos escolher, temos que tomar a que tiver disponível. É uma questão é proteção. Usar máscara, higienizar as mãos, evitar aglomerações e a vacina”, completa.
Até o início da tarde desta sexta-feira, 3, Fernandópolis havia aplicado 89.427 doses de vacinas contra a Covid, sendo 55.669 (primeira dose), 33.758 (segunda dose ou dose única). Isso representa quase metade da população da cidade já com o ciclo vacinal completo.
DOSE DE REFORÇO
Na próxima semana, após o feriado, além de avançar em novas faixas etárias de adolescentes (12 a 14 anos), será iniciada também aplicação de dose de reforço (3ª dose) na população acima de 60 anos. 
O governador João Doria (PSDB-SP) divulgou o calendário para a aplicação da terceira dose contra a covid-19 em São Paulo. Até o dia 12 de setembro terão acesso às doses adicionais da vacina os idosos acima de 90 anos. Para os idosos, a única exigência é que tenha tomado a segunda dose há pelo menos seis meses, o que contempla os vacinados em janeiro e fevereiro.
Veja o calendário:
Até o dia 12 de setembro: 90 anos ou mais
13 a 19 de setembro: 85 a 89 anos
20 a 26 de setembro: 80 a 84 anos e imunossuprimidos
27 de setembro a 3 de outubro: 70 a 79 anos
4 a 10 de outubro: 60 a 69 anos.
Para os imunossuprimidos, a exigência é diferente. Em vez de seis meses, eles têm de ter tomado a segunda dose ou dose única há pelo menos 18 dias. São considerados imunossuprimidos os transplantados, pacientes em hemodiálise, quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.