Saúde

Fernandópolis atinge apenas 52,2% do público alvo da vacina contra gripe



Fernandópolis atinge apenas 52,2% do público alvo da vacina contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe em Fernandópolis tinha uma meta de imunizar 30.590 pessoas, que fazem parte do público alvo da campanha, porém, apenas 16.280, ou seja, 52,2% desse público foi imunizado. Segundo a secretaria de saúde do município, a realização da campanha de imunização simultaneamente com a vacinação contra a Covid-19 pode ter interferido pela busca da influenza.
A partir da próxima semana inicia uma nova etapa dessa campanha que irá ampliar a vacinação para toda a população acimas de seis meses de idade, ainda não vacinada, enquanto durarem os estoques da vacina de influenza, de acordo com o Ministério da Saúde.
“O nosso objetivo continua sendo o de aumentar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, só que paralelo a isso agora, passaremos a ofertar a vacina para a população em geral. A participação de todos os públicos para a conclusão da campanha é primordial, sobretudo, com a finalidade de se protegerem contra o vírus Influenza. É fundamental a conscientização de todos quanto a importância de se vacinar”, destaca a nota da secretaria de saúde.
Para essa nova fase da campanha, a secretaria de saúde planeja fazer um drive thru nos dias 13 e 14 de julho, das 08h às 12 horas para vacinação de influenza, no estacionamento do paço municipal e também pretende abrir um ponto de vacinação na Central da Saúde, a partir do dia 15 de julho com horário a ser divulgado nos próximos dias.
A vacina contra a influenza é contra indicada para pessoas que estejam com doenças febris agudas, moderadas ou graves: recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença; tenha histórico de anafilaxia em doses anteriores a componentes da vacina, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre benefício e risco da vacina antes da administração de uma nova dose e se indicada realizar o procedimento sob observação; e, em pessoas que após ingestão de ovo apresentaram outros sinais anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado.
“A gripe e a Covid-19 são doenças respiratórias que circulam simultaneamente aqui no Estado. Por isso, toda medida preventiva é necessária para cuidar de si e do próximo. A vacina é totalmente segura e não causa gripe”, finaliza a nota.