Saúde

Fernandópolis atinge imunidade de rebanho ao ultrapassar 70% da população completamente vacinada



Fernandópolis atinge imunidade de rebanho ao ultrapassar 70% da população completamente vacinada

Segundo dados oficiais do site Vacina Já, do governo do estado de São Paulo, Fernandópolis já atingiu 70,42% da população com a vacinação completa, o que para os cientistas pode ser classificada como imunidade de rebanho. O município é o primeiro entre as maiores cidades da região a atingir esse índice.

Segundo os especialistas a “imunidade de rebanho” faz referência a uma técnica de imunização em que uma determinada parcela da população se torna imune a uma doença, ou seja, desenvolvem anticorpos contra o agente causador da doença. As pessoas imunizadas acabam agindo como uma barreira, protegendo toda a população, mesmo aqueles que ainda não são imunes.

“Estar desde o início da vacinação entre as maiores cidades que mais vacinaram no estado de São Paulo é muito gratificante, isso graças a um grande trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde e a população que está procurando as unidades para se vacinar. Estamos muito felizes com os resultados”, comentou o prefeito André Pessuto.

De acordo com a última atualização do site Vacina Já, Fernandópolis já aplicou 111.037 doses da vacina contra Covid-19, sendo 58.892 da primeira dose, 49.111 da segunda dose ou dose única e 3.034 da dose de reforço.