Economia

Fernandópolis desacelera ritmo de fechamento de postos de trabalho em junho



Fernandópolis desacelera ritmo de fechamento de postos de trabalho em junho

Impactado pela pandemia do coronavírus, o mercado de trabalho dá sinais de desaceleração no ritmo de fechamento de empregos com carteira assinada. É o que revela o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – divulgados nesta terça-feira, 28, pelo Ministério da Economia.

No mês de junho, Fernandópolis contratou 272 trabalhadores e demitiu 343, registrando um saldo negativo de -71 postos de trabalho. Esse número revela a desaceleração do desemprego impactado pela pandemia. Em abril, Fernandópolis fechou 411 postos de trabalho. Em maio, foram mais 296 trabalhadores demitidos. No acumulado do ano, Fernandópolis fechou fechou 191 vagas, ou seja, esse é saldo da diferença entre 3.293 contratações e 3.382 demissões. No primeiro semestre, é o quarto mês com saldo no vermelho (janeiro, abril, maio e junho). Os saldos positivos foram registrados em fevereiro e março, como mostra o gráfico. 

O Brasil perdeu 1.198.363 de postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre do ano, no pior resultado para o período desde o início da série histórica do Ministério da Economia, em 2010. No mesmo período do ano passado, foram criadas 408.500 vagas.