Educação

Fernandópolis disponibiliza 92 salas na FEF e ETEC para as provas do Enem



Fernandópolis disponibiliza 92 salas na  FEF e ETEC para as provas do Enem

Apesar do pedido de entidades estudantis por novo adiamento das provas do Enem - Exame Nacional do Ensino Médio - no momento que o Brasil registra curva ascendente de novos casos de contaminação pelo coronavírus, o Inep - Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – confirmou na quinta-feira, 7, que as datas das provas na versão impressa, 17 e 24 de janeiro, estão mantidas. Os estudantes alegam que não há condições seguras para a realização do exame. 
Cerca de 5,7 milhões de estudantes estão inscritos para o Enem em todo o País. Em Fernandópolis, são 1.850 inscritos que farão as provas em dois locais: 1,5 mil no campus universitário da FEF – Fundação Educacional de Fernandópolis – e 350 na ETEC Prof. Armando Farinazzo.
De acordo com a organização, os 1.850 alunos serão distribuídos por 92 salas de aulas, média de 20 alunos por sala cumprindo a regra de ocupação de 40% da capacidade da sala e distanciamento de 2 metros entre as carteiras dos candidatos. 
O uso de máscaras pelos candidatos será obrigatório e estudantes com sintomas ou com a covid detectada não devem comparecer ao local de prova e podem solicitar a reaplicação do exame. 
“O participante que estiver acometido pela covid-19 ou que esteja com suspeita de contágio deverá fazer a inserção de documento que comprove a condição na Página do Participante”, explica o Inep.
Segundo o Inep, esse documento pode ser um resultado positivo para coronavírus, na data de aplicação das provas; atestado ou relatório médico, conforme previsto nos editais do Enem. O documento será avaliado e, comprovada sua veracidade, o participante poderá participar da reaplicação do exame, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.
O Inep aponta que investiu mais de R$ 69 milhões em medidas de segurança para a realização da prova. Além do espaçamento entre os alunos, menos participantes em cada sala, a identificação dos estudantes será feita do lado externo das salas de aulas. Também será disponibilizado álcool em gel para todos os participantes e aplicadores. As salas de aula deverão priorizar a ventilação natural e aeração dos ambientes.
O Inep liberou esta semana para os inscritos, acesso ao cartão do Enem com informações sobre o local do exame, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada. O Enem 2020 terá duas versões: a impressa, que será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital no dia 31 de janeiro e 7 de fevereiro.