Geral

Fernandópolis e cidades da região recebem as primeiras remessas de “máscaras viseiras” da Ferjal



Fernandópolis e cidades da região recebem as primeiras remessas de “máscaras viseiras” da Ferjal
Ferjal

A primeira remessa de “máscaras viseiras” produzidas pela Editora Ferjal foi distribuída para Unidades de Saúde e Hospitais de 11 cidades da região. A produção começou na última segunda-feira, após a empresa alterar a linha de produção e se engajar na operação “todos contra o coronavírus” para a confecção de “máscaras viseiras” destinada a proteção do pessoal da área de saúde que atua na linha de frente de combate a Covid 19. 
Como as máscaras cirúrgicas estão em falta, a produção dessas máscaras representa uma forma de alívio para o sistema de saúde, principalmente para a segurança de quem vai lidar no atendimento de pacientes com coronavírus. 
De acordo com a diretora da Ferjal, Glenda Scandiuzi, a primeira remessa com 644 máscaras já foi doada para UBSs e hospitais públicos de Fernandópolis e região. No total, foram atendidos pedidos de 11 cidades: Fernandópolis, Macedônia, Turmalina, Ouroeste, Guarani D´Oeste, Jales (incluindo o Hospital de Amor), Estrela D´Oeste, Mira Estrela, Votuporanga, Palestina e Populina.
A produção dessas máscaras começou a partir do estoque de folhas de acetato da própria empresa. Foi feito um protótipo da máscara e apresentado ao secretário de Saúde de Fernandópolis Ivan Veronesi e ao gerente de marketing Cássio Araújo. 
Para maior conforto de quem for usar a máscara, a Ferjal utilizou uma espuma espessa na confecção do arco que prende a viseira à cabeça. Esse material passou por análise da Vigilância Sanitária e também foi aprovado. A produção inicial estava prevista para atender unidades de saúde e hospitais de Fernandópolis e Jales, as duas cidades sedes da Ferjal. 
Contudo, a partir da divulgação da iniciativa no site do CIDADÃO, a repercussão foi imediata e houve procura por outras cidades que enfrentam escassez de equipamentos de proteção individual para o pessoal da linha de frente no atendimento à pandemia. 
Com a linha de produção adaptada, a diretora da Ferjal Glenda Scandiuzi disse que com material doado por empresários e profissionais de saúde, estão sendo produzidas 380 que serão destinadas para as UBSs de Fernandópolis, Santa Casa de Fernandópolis e Santa Casa de Cassilândia.
Nesta quinta-feira, a Ferjal recebeu mais uma remessa de acetado suficiente para a confecção de até 1.200 máscaras, de acordo com a necessidade de hospitais e unidades de saúde da região.