Fernandópolis apareceu com destaques em dois rankings nacionais divulgados nesta terça-feira, 3. No REM-F - Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha – a cidade aparece em 7º lugar entre 5.276 municípios. Já no ranking “cidades inteligentes” da Connected Smart Cities, aparece no “top 100” das cidades brasileiras em três quesitos: Meio Ambiente, Saúde e Educação.
O REM-F, ranking do jornal Folha de São Paulo, em conjunto com o Instituto Datafolha, classifica as prefeituras do Brasil que entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros.
O levantamento, segundo o jornal, cobre 5.276 municípios, ou seja 95% do total, e se utiliza dos dados públicos mais recentes para uma base dessa dimensão. A pesquisa leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante no cálculo de eficiência da gestão a receita per capita de cada cidade.
Fernandópolis aparece no ranking nacional em 7º lugar a nota 0,703. Na região está atrás de Catanduva que está em sexto lugar e na frente de Votuporanga que aparece em 12º lugar. A cidade de Botucatu é a primeira do ranking.
A ferramenta parte de uma escala de 0 a 1, em que o pior município atinge 0,220 e o melhor, 0,769. Fernandópolis obteve no levantamento o índice de 0,703.
O bom desempenho impulsionado pela excelente nota em saneamento básico, onde foi classificado com 0,972 (a escala vai de 0 a 1). Na educação o índice também é bastante positivo, com uma nota de 0,800, enquanto em saúde a pontuação foi de 0,658.
CIDADES INTELIGENTES
Pelo terceiro ano seguido, Fernandópolis aparece no Ranking Connected Smart Cities de cidades com população entre 50 a 100 mil habitantes pelo desempenho nos indicadores Meio Ambiente e Saúde e, este ano, acrescentou ainda Educação, mas ficou fora do “top 100” no desempenho global.
O estudo feito pela Urban Systems, em parceria com a Necta, analisou dados socioeconômicos de 656 municípios com mais de 50 mil habitantes do País e aponta as cidades consideradas mais inteligentes. Esta é a 10ª edição do estudo, divulgado nesta terça-feira, 3.
O estudo é composto por 74 indicadores distribuídos em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Fernandópolis aparece o Top-100 das cidades inteligentes em três indicadores individuais: Meio Ambiente onde aparece no ranking nacional em 13º lugar; na Saúde em 62º lugar; e Educação, em 99º lugar. Nos demais indicadores ficou fora das 100+.
Na região, Rio Preto a única cidade no “Top 100” das cidades brasileiras e se destacou se destacou nos indicadores Meio Ambiente - 30ª posição; e Saúde - 33ª.