Saúde

Fernandópolis e região seguem na fase amarela do Plano SP



Fernandópolis e região seguem na fase amarela do Plano SP

Fernandópolis e a região noroeste seguem na fase amarela do Plano São Paulo, contrariando a expectativa do DRS - Departamento Regional de Saúde - avançasse para a fase verde. O anúncio da nova classificação foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, nesta sexta-feira, 9, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Foi a primeira revisão do plano desde o mês passado quando o governador João Doria anunciou que as atualizações seriam feitas uma vez por mês e colocou todas regiões do Estado na fase amarela do plano.

Nessa condição, é autorizado comércio e até eventos. Fernandópolis e região estão na fase amarela do plano desde 12 de setembro. Antes, o município e 102 cidades da região estavam na fase laranja.

Para determinar alterações no plano, o governo leva em conta número de casos de Covid-19, mortes provocadas por causa da doença e ainda taxa de ocupação de leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva - em função da pandemia.

Cinco regiões, mais a Capital, avançaram para a fase verde: Campinas, baixada Santista, Sorocaba, Taubaté e Piracicaba. A região de Barretos, que inclui Olímpia, retornou para a fase laranja.

Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas em todos os 645 municípios de São Paulo. A liberação só deve acontecer em eventual avanço para a fase azul ou após a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus.

O Governador pediu que a população mantenha a higiene frequente das mãos, o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras em locais de acesso coletivo e nos veículos de transporte público ou por aplicativo.