Geral

Fernandópolis entre as 10 melhores do Brasil para envelhecer



Fernandópolis entre as 10 melhores do Brasil para envelhecer
Idosos durante aula de hidroginástica em Fernandópolis

Fernandópolis é a 7ª melhor cidade para envelhecer, segundo mostra o IDL - Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon que conta com metodologia da Fundação Getúlio Vargas.

O IDL 2020 se baseou em 50 indicadores divididos em sete variáveis: Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Cultura e Engajamento; Educação e Trabalho; e Indicadores Gerais. Nestes itens, Fernandópolis ficou entre as 10 melhores cidades do Brasil

Entre as sete variáveis componentes do IDL, Fernandópolis apresentou desempenho superior em Finanças, como uma parte expressiva das cidades do oeste de São Paulo. Nos indicadores gerais a cidade ficou com a média 90,6. O melhor desempenho foi em Finanças com média 92,1, seguida por Educação e Trabalho 87,6, Bem-Estar 47,3, Saúde 47,0, Cultura e Engajamento 43,1e Habitação 35,2.

Em essência, diz o estudo, ser uma das 15 cidades com menor população com baixa renda, a quinta cidade com maior índice de envelhecimento e a sexta cidade com melhor indicador de desenvolvimento social dos municípios faz com que Fernandópolis se destaque. A cidade destaca-se ainda por ser a quinta cidade com menor número de homicídios por arma de fogo entre as cidades Pequenas, aponta o relatório.

De acordo ainda com o IDL, os Indicadores gerais poderiam ser melhores se a cidade apresentasse menor ocorrência de acidentes de trânsito com mortes, o que deixa Fernandópolis fora dos 200 menores entre as cidades Pequenas. Aponta políticas

de qualificação para melhoria do aparelho educacional de Fernandópolis, maior conectividade das escolas a internet de banda larga.

No ranking das dez cidades de pequeno porte  aparecem pela ordem: Adamantina, Vinhedo, Lins, São João da Boa Vista, Itapira, Tupã, Fernandópolis, Votuporanga, Dracena, Esteio (RS).