Fernandópolis apareceu na lista das 220 cidades do estado de São Paulo que não registrou casos de homicídios dolosos — quando há intensão de matar — no primeiro semestre do ano. Mas, a marca registrada pela cidade é mais expressiva: a cidade está há 416 dias sem registro de homicídio doloso ou culposo.
O último homicídio na cidade ocorreu no dia 9 de junho de 2023. Foi no estacionamento da Usina Alcoeste em Fernandópolis. A vítima Odair Perpétuo Ramos, de 54 anos, e autor Emerson Luiz Gazola, 49 anos, trabalhavam para empresas terceirizadas no transporte de cana para a Usina e eram amigos de frequentar um a casa do outro. O crime ocorreu após desavença entre os dois. Desde então, o balanço mensal divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado está zerado, de julho de 2023 a junho de 2024.
De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado, terço das 645 cidades do estado de São Paulo não registrou no primeiro semestre deste ano. São 220 municípios que fecharam o período sem esse tipo de crime. Dos municípios que compõem a região de São José do Rio Preto, 55 não tiveram registro de mortes intencionais em 2024.
Entre 2013 e 2023, o estado de São Paulo teve uma queda de 41,3% na taxa de homicídios intencionais. Há dez anos, a Polícia Civil registrou 4,4 mil assassinatos. O ano passado terminou com 2.605 crimes — o menor número de homicídios dolosos da história. Com isso, o estado registrou uma taxa de 5,85 ocorrências por 100 mil habitantes, uma das menores do país.