Segurança

Fernandópolis está há mais de um ano sem registro de homicídio doloso



Fernandópolis está há mais de um ano sem registro de homicídio doloso

Fernandópolis apareceu na lista das 220 cidades do estado de São Paulo que não registrou casos de homicídios dolosos — quando há intensão de matar — no primeiro semestre do ano. Mas, a marca registrada pela cidade é mais expressiva: a cidade está há 416 dias sem registro de homicídio doloso ou culposo.

O último homicídio na cidade ocorreu no dia 9 de junho de 2023. Foi no estacionamento da Usina Alcoeste em Fernandópolis. A vítima Odair Perpétuo Ramos, de 54 anos, e autor Emerson Luiz Gazola, 49 anos, trabalhavam para empresas terceirizadas no transporte de cana para a Usina e eram amigos de frequentar um a casa do outro. O crime ocorreu após desavença entre os dois. Desde então, o balanço mensal divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado está zerado, de julho de 2023 a junho de 2024.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Estado, terço das 645 cidades do estado de São Paulo não registrou no primeiro semestre deste ano. São 220 municípios que fecharam o período sem esse tipo de crime. Dos municípios que compõem a região de São José do Rio Preto, 55 não tiveram registro de mortes intencionais em 2024.

Entre 2013 e 2023, o estado de São Paulo teve uma queda de 41,3% na taxa de homicídios intencionais. Há dez anos, a Polícia Civil registrou 4,4 mil assassinatos. O ano passado terminou com 2.605 crimes — o menor número de homicídios dolosos da história. Com isso, o estado registrou uma taxa de 5,85 ocorrências por 100 mil habitantes, uma das menores do país.