Geral

Fernandópolis fechou 529 postos de trabalho em dezembro



Fernandópolis fechou 529 postos de trabalho em dezembro

O ano de 2019 foi totalmente atípico para Fernandópolis na geração de emprego, uma verdadeira montanha russa. Depois de fechar o primeiro trimestre com desempenho inédito na última década com saldo acumulado de 1.026 postos de trabalho criados com carteira assinada, a cidade fecha o ano com desempenho assombroso com fechamento de 529 empregos em dezembro. 
O saldo, negativo ou positivo, é a diferença entre o total de vagas criadas e as demissões. Os dados são do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria do Trabalho e Emprego.
O resultado dessa montanha russa é que o saldo acumulado nos meses de fevereiro e março, os dois únicos meses que Fernandópolis fechou no azul, acabou se esvaindo ao longo do ano por sucessivos desempenhos negativos e, principalmente, pelo acachapante resultado de dezembro.

Image alt

RELATÓRIO

Segundo o relatório divulgado nesta sexta-feira, 24, Fernandópolis fechou dezembro com a contratação de 305 trabalhadores e demissão de 834, resultando em um saldo negativo de 529 postos de trabalhos fechados. 
Todos os segmentos contribuíram para esse desempenho. A administração pública demitiu 171 trabalhadores. A indústria de transformação, 167, a construção civil 112, serviços 70, comércio 2, e agropecuária 5. 
O resultado de dezembro afetou o resultado de 2019. Embora o saldo ainda seja positivo, numericamente o desempenho ficou abaixo do resultado de 2018. 
Dos maiores municípios da região noroeste, São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Jales, Mirassol e Catanduva também registraram desempenhos negativos. Juntos fecharam 747 postos de trabalho com carteira assinada.

Image alt