Fernandópolis ficou em segundo lugar no ranking estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, importante reconhecimento pelo trabalho realizado por meio da Rede de Atenção à Saúde Bucal, serviço que integra a Secretaria Municipal da Saúde.
Fernandópolis conquistou pontuação 90, ficando em segundo lugar estadual no Grupo C, entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes, atrás somente da cidade de São Sebastião que conquistou 109 pontos e foi primeira colocada no ranking nacional.
O Conselho Federal de Odontologia promove o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal para premiar as gestões municipais que fomentam a valorização e excelência dos serviços de saúde bucal prestados, implantando e implementando as políticas públicas de saúde bucal de forma eficiente e inclusiva, incentivando, assim, a prática da gestão participativa nos municípios.
A coordenadora do programa de Saúde Bucal do município, Dra. Karina Camara Fernandes, comemorou ao lado da equipe a importante conquista para o município. “Isso é fruto de um trabalho realizado com muita dedicação, com profissionais capacitados e boa estrutura da Saúde municipal. Este prêmio reforça a importância de se olhar para a saúde bucal não apenas como um conjunto de tratamentos odontológicos, mas como parte essencial da saúde geral do indivíduo e da qualidade de vida da população, isso nos dá a certeza de que estamos trilhando o caminho certo”, disse.
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio Nacional de Saúde Bucal é uma iniciativa para reconhecer e incentivar as boas práticas de saúde bucal em municípios brasileiros. A premiação é dividida em cinco categorias de acordo com o número de habitantes, sendo a primeira entre municípios com até 20 mil habitantes e, a última, municípios com mais de 500 mil habitantes. A divisão dos municípios em grupos populacionais distintos permite uma avaliação mais precisa e justa, levando em consideração as realidades e necessidades específicas de cada local. Essa segmentação também reflete as diferenças no porte dos municípios e facilita a comparação entre cidades com características semelhantes.
Para o resultado final foram consideradas nove dimensões, sendo elas: Financiamento em Saúde/ Controle Social/ Política Municipal de Saúde Bucal/ Saúde Bucal na Atenção Primária à Saúde/ Saúde Bucal na Atenção Especializada e Hospitalar/ Vigilância em Saúde e Promoção de Saúde/ Qualificação da Força de Trabalho/ Remuneração do Cirurgião-Dentista/Educação Permanente para Profissionais de Saúde Bucal