Política

Fernandópolis inicia convenções com quatro pré-candidatos a prefeito



Fernandópolis inicia convenções  com quatro pré-candidatos a prefeito

"Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. A frase do político mineiro Magalhães Pinto pode dar o tom das convenções partidárias que começam neste domingo, para definir candidatos a prefeito, vice e vereadores. O cenário que se apresenta hoje pode não ser mais o cenário de amanhã. A possibilidade de surpresas não é descartada e há casos que foram para o anedotário político da cidade. Por isso, o jogo que será jogado a partir deste domingo ainda se guarda “cartas na manga”, como lembra experiente político.
As convenções partidárias que começam a definir o quadro das eleições em Fernandópolis iniciam neste domingo. Os eventos vão se suceder até terça-feira, 15, véspera do prazo final do calendário eleitoral, quando se saberá quantos vão disputar o cargo de prefeito em Fernandópolis. Hoje temos quatro pré-candidatos, mas há quem aposte que o número ficará em dois, no máximo três. 
Neste domingo, no Água Viva Resort vai ser realizada a maior convenção política prevista e que vai reunir vários partidos em apoio a recandidatura do prefeito André Pessuto. As convenções reunindo DEM, partido do prefeito, MDB, PP e PSDB vão acontecer simultaneamente a partir das 10 horas. 
Nesta quinta-feira, o PSDB divulgou nota oficializando apoio à reeleição de Pessuto, mas não cita o nome de Artur Watson Silveira como candidato a vice-prefeito, situação que é apontada por lideranças que formam na coligação, como 99% certa. A nota assinada pela presidente da Comissão Provisória do PSDB em Fernandópolis, vereadora Maiza Rio, é vazada nos seguintes termos: 
“Venho informar que no dia 08 de Setembro o partido do PSDB de Fernandópolis, esteve representado através desta presidente da provisória, juntamente com o senhor Neuclair Félix Nascimento,  assessor e representante da Deputada Analice Fernandes, e, o senhor Artur Watson Silveira, em uma reunião com o Deputado Federal Fausto Pinato (PP) e o prefeito André Pessuto (DEM), onde ficou decidido que o partido do PSDB de nosso município caminhará junto apoiando o candidato André Pessuto, em prol da busca de uma união por Fernandópolis”.
Nesta sexta-feira, o pré-candidato a vice, Artur Watson Silveira diz que vive a expectativa da confirmação do nome. “Está tudo 98% acertado, mas sabe como é, muita coisa pode ainda acontecer”, afirmou. 
O PSC que também pode aderir a coligação de Pessuto agendou a convenção para terça-feira à noite na residência do presidente, Dorival Pântano. 
OUTRAS 
CONVENÇÕES
O pré-candidato a prefeito Renato Colombano confirmou que a convenção que vai reunir o Republicanos e Patriotas acontecerá na terça-feira, 15, às 20 horas no Serata Hotel. “Estamos firme e forte com nossa candidatura”, disse o empresário Renato Colombano. Colombano não quis falar sobre o candidato a vice, mas lembrou que permanece em conversações com outros partidos. “Estamos abertos e conversando, sem conchavos, porque a nossa proposta é visando o bem do povo”, afirmou. 
O PTB, PSD e PSL agendaram as convenções para o dia 15, próxima terça-feira, na Chácara Bim a partir das 15 horas. A divulgação dos editais deu margem a especulação da formação da primeira chapa para a disputa de eleições para prefeito com Henri Dias (PTB) e Avenor Bim (PSD). “Estamos caminhando para essa decisão”, confirmou Henri Dias ao CIDADÃO. O médico e presidente do PSD, Avenor Bim, marido da ex-prefeita Ana Bim não confirmou seu nome na chapa, mas afirmou que a conversação existe e a própria marcação das convenções para o mesmo dia e local, já é indicativo desse acordo.
O que chamou a atenção nesta semana foi o anúncio de que três ex-secretários do governo Ana Bim (Edson Damasceno, Osmar Guirelli e Marlon Santana) assinaram ficha de filiação partidária no PP com as bênçãos do deputado Fausto Pinato. Antes, Sérgio Teixeira que presidiu o Iprem no governo Ana Bim, já havia se filiado no MDB. Nas redes sociais o deputado chegou a taxar de blefe a chapa Henri Dias e Avenor Bim. O nome de Júlio Camargo entrou no radar político. O partido Solidariedade que deve formar na coligação, está dividido e ainda não tinha confirmado data para a convenção até o fechamento desta edição. 
PT É DÚVIDA
O PT – Partido dos Trabalhadores já chegou a governar Fernandópolis com Adilson Campos, que eleito vice-prefeito assumiu o cargo com a morte do prefeito Newton Camargo. 
Hoje o partido ainda não se decidiu sobre a convenção partidária e marcou para segunda-feira uma decisão. “Temos que decidir, não há mais tempo”, disse nesta sexta-feira o pré-candidato a prefeito José Horácio de Andrade. “Eu sou pré-candidato a prefeito, mas o partido precisa se decidir”, cobrou. O partido corre o risco de ficar fora das eleições.