Saúde

Fernandópolis inicia vacinação de menores de 16 e 17 anos com deficiência permanente e comorbidades



Fernandópolis inicia vacinação de menores de 16 e 17 anos com deficiência permanente e comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis inicia nesta quarta-feira, 18, a vacinação do público menor de 18 anos, iniciando pela faixa de 16 e 17 anos com deficiência permanente e comorbidades. O grupo inclui ainda gestantes e puérperas.

De acordo com o estipulado pela Secretaria Estadual de Saúde passam a ser imunizadas as pessoas de 16 e 17 anos com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) ou comorbidades, além de gestantes e puérperas.      

Os adolescentes devem ser acompanhados pelo responsável no ato da vacinação. No caso de impossibilidade do acompanhamento do responsável, o adolescente deve estar acompanhado de um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

Para esses jovens será aplicado, exclusivamente, o imunizante da Pfizer. Trata-se da única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), até o momento, para essa faixa etária.

A vacinação estará disponível na Central de Saúde, na Avenida Milton Terra Verdi, esquina com a Rua Rio de Janeiro, das 8 às 11 horas.

O público-alvo deve apresentar o comprovante da deficiência (laudo médico indicando a deficiência; ou cartão de gratuidade no transporte público indicando deficiência; ou documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; ou documento oficial de identidade com a indicação da deficiência).

Para as comorbidades, são necessárias: declaração médica com CID ou descrição da doença com assinatura e carimbo médico. Devem apresentar o comprovante de condição de risco receitas/relatórios físicos ou digitais e demais formas, desde que tenham identificação do paciente, CRM e na validade de 02 anos de emissão).

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.