Saúde

Fernandópolis já vacinou 53% das crianças e “onda Ômicron” dá sinais de desaceleração



Fernandópolis já vacinou 53% das crianças e “onda Ômicron” dá sinais de desaceleração

Com mais de 52% das 5,3 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos vacinadas, Fernandópolis se destaca no cenário estadual, onde o ritmo de vacinação é mais lento. A média estadual é de 40% das crianças imunizadas.
O resultado de Fernandópolis foi alcançado com o Mutirão realizado no último sábado na Escola EELAS quando as crianças e seus pais formaram extensa fila. Muitos querendo garantir a vacinação dos filhos antes do retorno as aulas que ocorreu na quarta-feira,2. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde em nota divulgada nesta sexta-feira, 4, o número de crianças  chegou a 2.703.
Como a cidade já havia realizado seu Dia de Vacinação no sábado, Fernandópolis não participa hoje do mutirão estadual pela vacinação, anunciada pelo governador João Doria. 
Ontem Fernandópolis havia alcançado a marca de 93% de toda a população vacinada com pelo menos uma dose de vacina. Está próxima de atingir a marca de 60 mil vacinados com a segunda dose e 33 mil com a dose de reforço.
DESACELERA
A situação de contágio ainda é grave, mas a “onda Ômicron” já dá sinais de desaceleração em Fernandópolis. Na semana entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, foram registrados 902 casos positivos de Covid, queda de 21% na comparação com a semana anterior que havia registrado 1,145 casos. A segunda semana de janeiro, foi a pior da “onda Ômicron” com o registro de 1.430 casos. 
Neste ano, Fernandópolis já está próximo de atingir mais uma marca expressiva. Neste final de semana deve romper a marca de 20 mil casos desde o início da pandemia e de 6 mil só neste ano de 2022. O efeito dessa onda de contágio fez aumentar os casos de óbitos que estava quase zerado até o final do ano passado. Desde o início do ano, Fernandópolis já contabilizou 14 mortes.