Meio Ambiente

Fernandópolis preserva 12,1% da vegetação nativa e tem projeto para dobrar área



Fernandópolis preserva 12,1% da vegetação nativa e tem projeto para dobrar área

Saiu o novo Inventário Florestal publicado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, que aponta que o estado de São Paulo possui 5.670.532 hectares de vegetação nativa em vários estágios de recomposição. A área equivale a 22,9% do território paulista. Em Fernandópolis, a área de vegetação nativa preservada, segundo o estudo é de 12,1% do território do município, o que equivale a 6,6 mil hectares de uma área total de 54,9 mil hectares. 
No Mapeamento Temático da Cobertura Vegetal Nativa do Estado de São Paulo, Fernandópolis aparece na classificação na fase laranja, a penúltima da classificação, onde estão municípios que preservam vegetação nativa na faixa de 10 a 15%. A última fase, é vermelha, onde estão municípios com menos de 10%. 
A elaboração do estudo contou com participação de uma empresa especializada que atuou sob responsabilidade científica do Instituto Florestal. O documento foi viabilizado com recursos oriundos da Câmara de Compensação Ambiental e contou também com a colaboração de todos os órgãos do Sistema Ambiental Paulista.
No último mapeamento realizado em 2010 foi registrado 17,5% do estado com vegetação nativa. O levantamento atual utilizou satélites mais modernos com alta resolução espacial, que conseguem aferir detalhes da superfície terrestre e detectou 185 mil fragmentos a mais que o mapeamento anterior, por conta da precisão de detecção.
Desde o primeiro levantamento florestal feito em 1990, o inventário tem fornecido suporte científico fundamental para o desenvolvimento sustentável de projetos e intervenções de base florestal, feitos pelos agentes econômicos.
O estudo aponta a percepção dos municípios, que têm realidades muito diferentes em função dos biomas em que estão inseridos, a dinâmica de ocupação do solo pelas atividades econômicas ao longo das últimas décadas.
Dos 645 municípios paulistas, 48 municípios encontram-se em gradientes acima de 50% do território coberto com vegetação nativa, 151 na faixa entre 20% e 50%, 97 na faixa entre 15% a 20%, 216 na faixa entre 10% e 15% e 133 estão na faixa com menos de 10% de cobertura vegetal nativa. Há uma grande heterogeneidade na ocupação espacial do território paulista, o que exige políticas diferenciadas para cada região.

RECUPERAÇÃO

RECUPERAÇÃO

Fernandópolis com 12,1% de cobertura de vegetação nativa de seu território quer dobrar essa área que hoje ocupa 6,6 mil hectares. O projeto é acrescentar mais 6,4 mil hectares de reserva recuperada o que pode elevar Fernandópolis na classificação passando para a fase verde clara que é a segunda no estágio de classificação e que reúne municípios com mais de 20% de cobertura nativa. 
“No meio ambiente os projetos são de longo prazo, que transcende décadas, é para 10 a 20 anos”, lembrou o secretário do Meio Ambiente Luis Sérgio Vanzela em entrevista ao CIDADÃO. 
Além de investir na expansão da arborização urbana que prevê o plantio de até 57 mil árvores até 2031, Fernandópolis também desenvolve projeto que pretende recuperar  6,4 mil hectares de área de mata nativa, restabelecendo o equilíbrio ecológico do município. Desde o início do ano, por exemplo, estão sendo plantadas 3,5 mil mudas na área de proteção ambiental do córrego da Aldeia. 
Na região, Além de Fernandópolis, Votuporanga, Jales, Ouroeste, Macedônia, Pedranópolis, Guarani d´Oeste, Mira Estrela, Indiaporã e Estrela d´Oeste, também estão classificados na cor laranja. Meridiano é o melhor classificado, na fase amarela. Rio Preto, Santa Fé do Sul, Indiaporã e Mira Estrela estão no vermelho.