Emprego

Fernandópolis recupera patamar de geração de empregos pré-pandemia



Fernandópolis recupera patamar de geração de empregos pré-pandemia


A economia de Fernandópolis voltou ao patamar de 2019, após os efeitos devastadores da pandemia da Covid-19 na geração de empregos em 2020. O fechamento dos dados dos primeiros cinco meses deste ano mostra que a cidade abriu 880 postos de trabalhos, resultado da diferença de 3.557 contratações e 2.677 desligamentos. A variação de abertura de postos de trabalho no período ficou em 5,63%.
Os números são do Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – divulgados na quinta-feira, 1º de julho, pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia.
No período, a indústria de transformação puxou a abertura de postos de trabalho. O início da moagem da safra de cana levou a Alcoeste, principal indústria da cidade, a contratar mais de 450 trabalhadores. Serviços, Comércio e Construção Civil foram os segmentos que vieram a seguir na abertura de vagas. O setor da agropecuária apresentou resultado negativo. No setor de comércio e serviços, a cidade foi impactada com a abertura do Max Atacadista que gerou mais de 300 empregos diretos e indiretos.
Desde janeiro, Fernandópolis vem apresentando desempenho positivo na abertura de postos de trabalho. O melhor resultado foi em abril, com 448 vagas abertas, que coincidiu com o período de contratações do Max Atacadista.
Maio, foi o pior resultado do período, mas manteve a cidade com desempenho positivo (veja quadro). Foram 681 contratações e 656 demissões, com saldo de 25 vagas.
O resultado acumulado de janeiro a maio contribuiu para melhorar também o desempenho de Fernandópolis no acumulado em 12 meses. Neste período, foram 6.701 admissões e 5.592 desligamentos, com saldo de 1.109 postos de trabalhos, uma variação positiva de 7,20%.
A cidade também melhorou seu estoque de empregos formais. Em maio, Fernandópolis tinha 16.040 trabalhadores com carteira de trabalho. Em maio de 2020, eram 15.404.