Saúde

Fernandópolis registra 4,3 mil pessoas com segunda dose da vacina em atraso



Fernandópolis registra 4,3 mil pessoas com segunda dose da vacina em atraso

Com mais de 107 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas desde janeiro e 47.2 mil com o ciclo vacinal completo (duas doses ou dose única), Fernandópolis está realizando busca ativa para encontrar 4.342 faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Vigilância Epidemiológica gera um relatório semanal dos faltosos e encaminha para as Unidades Básicas de Saúde que realizam a busca ativa desses pacientes, por meio de ligações e visitas domiciliares, em casos necessários.

Durante o serviço de busca ativa, os agentes confirmam se o paciente está ciente de que já pode tomar a 2ª dose, os motivos por não terem procurado a UBS e orientam sobre a importância de ficar em dia com a vacina.

Do total de faltosos, o maior número de abstenção é do público geral, um total de 3.693 pessoas, na sequência aparece o público com comorbidades, sendo 251 munícipes que não compareceram para tomar a 2ª dose. A faixa etária de 30 a 39 anos é a que mais se absteve de tomar a segunda dose, até o momento 1.441 pessoas não retornaram às unidades de Saúde para completar a imunização.

“É preciso ter em mente que a segunda dose aumenta a proteção contra a Covid-19 e contribui de maneira correta para o controle da circulação do vírus. Portanto, solicitamos para que as pessoas retornem para receber a vacina na data programada”, explica o secretário de Saúde, Ivan Veronesi.

A Campanha de vacinação contra a Covid -19 está em andamento no município desde janeiro de 2.021 e já aplicou 107.640 vacinas entre a 1ª e 2ª dose.