Saúde

Fernandópolis registra a menor média diária de casos de Covid desde maio de 2020



Fernandópolis registra a menor média diária de casos de Covid desde maio de 2020

Com 53,2% da população fernandopolense imunizada com duas doses de vacina ou dose única, os números da pandemia seguem em queda em Fernandópolis. Os primeiros nove dias de setembro registraram a menor média diária de casos desde maio de 2020. O número de pacientes internados na Santa Casa também continua em queda. Na sexta-feira, 10, eram 7 pessoas internadas em leitos de UTI e enfermaria. 
De acordo com os boletins divulgados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, Fernandópolis registrou nos primeiros nove dias de setembro, 29 novos casos de Covid, média de 3,2 casos/dia. Essa média é a menor registradas na pandemia, desde maio de 2020, quando a média era de 1,6 casos/dia. É o retrato de momento da pandemia. 
De acordo com o secretário de Saúde, Ivan Veronesi já era esperada uma queda acentuada de casos da doença. “Nossa expectativa é zerar a taxa de transmissão e é reflexo da vacinação da população”, disse em entrevista à Rádio Difusora.
Nesta semana, Fernandópolis completou a imunização de jovens e adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos. “A adesão deles foi maior do que a gente esperava”, citou Veronesi. Segundo ele, conforme as doses de vacina vão chegando estão sendo disponibilizadas. 
Também na semana, a Saúde começou a aplicar a dose de reforço em idosos com mais de 65 anos. A vacina reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses (em fevereiro e março). Para ser imunizado é preciso procurar a Unidade de Saúde onde já recebeu as duas primeiras doses e levar a comprovação de vacinação, das 14h às 16h30, até o dia 19 de setembro.   
Entre os dias 20 a 26 desse mês, a vacinação será para pessoas de 80 a 84 anos e imunossuprimidos; já a partir de 27 de setembro a 03 de outubro para idosos de 70 a 79 anos e de 04 a 10 de outubro para o público de 60 a 69 anos.
Veronesi informou ainda que espera receber na semana que vem doses de vacina para a segunda dose de quem tomou AstraZeneca. Também espera normalizar a vacina para quem ainda não recebeu a primeira dose, independente da faixa etária. Segundo ele, a estimativa é que cerca de !,2 mil pessoas ainda não tomaram a primeira dose.