Saúde

Fernandópolis registra aumento de 34% no número de casos de Covid em uma semana



Fernandópolis registra aumento de 34% no número de casos de Covid em uma semana

A semana epidemiológica entre os dias 14 e 20 de maio registrou aumento de 34% no número de casos positivos de Covid-19, o que acende luz de alerta.  No mesmo período foram registrados seis óbitos.  
A tendência de queda que vinha se registrando desde a segunda quinzena de abril, começou a mudar a partir da segunda semana de maio. A primeira semana do mês, entre os dias 01 e 06, foram registrados 105 casos; na segunda semana, entre os dias 07 e 13, o número de novos casos saltou para 185. Na semana, entre os dias 14 e 20, salto foi de 34%, passando para 248 novos casos.
Após o recorde de casos no mês de março com 1.659 e uma média de 53,5 casos/dia e a queda em abril com 715 casos positivos, com 23,8 casos/dia, o mês de maio segue com tendência de alta. Se mantiver a média da última semana, maio pode ultrapassar abril no número de contaminados.
O aumento de casos voltou a refletir no número de internações na cidade. A UPA – Unidade de Pronto Atendimento – registrava ontem pela manhã 8 pessoas internadas, uma das quais intubada. Nos últimos dias, a unidade registrou dois óbitos.
Na Santa Casa, o hospital divulgou nota na tarde desta sexta-feira, 21, para informar que “em razão da indiferença do Governo do Estado de São Paulo, que vem reiteradamente atrasando os repasses de recursos federais para a manutenção dos leitos contratados, a Santa Casa Fernandópolis viu-se obrigada a suspender o atendimento a quatro leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Tal inação deixa a cargo da Santa Casa, que já enfrenta severas dificuldades financeiras, o custeio de tais serviços, o que põe em risco a manutenção de todo o complexo hospitalar”.
Apesar disso, a Santa Casa tinha ontem na Unidade de Sindromes Gripais 15 pacientes internados em leitos de UTI, sem contar outro paciente que estava na UTI Geral. Na ala de convênio com a prefeitura, os seis leitos contratados estavam ocupados. Nesta semana a Câmara aprovou o projeto do Executivo para manter seis leitos de UTI na Santa Casa, com investimento de R$ 288 mil por mês (leia mais na Página 13-A). Outros 15 pacientes ocupavam leitos de enfermaria. Em resumo, nesta sexta-feira, a cidade tinha 23 pacientes em leitos de UTI e 22 na enfermaria.
FASE DE TRANSIÇÃO
O governador João Doria prorrogou para até o dia 31 de maio a “fase de transição” nas 645 cidades do Estado de São Paulo. Com novas regras, que passam a valer a partir do dia 24 de maio, estabelecimentos comerciais que estão permitidos de funcionar com 30% da capacidade poderão passar a atender com até 40% de ocupação.
A partir de 1º de junho, o Estado iniciará uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais até as 22h e 60% de ocupação dos locais. Dessa forma, atividades comerciais, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias e atividades culturais poderão ter atendimento presencial entre 6h e 22h. Apesar da nova flexibilização, o toque de restrição continua nas 645 cidades do Estado de São Paulo das 22h às 5h, contra festas clandestinas e aglomerações. O governo não apresentou nenhuma mudança na área da educação, que continua podendo atender 35% dos alunos por dia nas escolas.
O governador João Dória repassou aos prefeitos a decisão de adotar medidas restritivas caso entendam haver necessidade de controlar o aumento de casos. Algumas cidades do interior já adotaram medidas restritivas. Rio Preto já está em alerta após registrar 541 casos positivos na quinta-feira.