Os números do primeiro semestre do ano no quesito segurança pública mostram que houve aumento dos principais índices, casos de furtos e mortes por acidente de trânsito. Os dados foram divulgados esta semana pela Secretaria Estadual da Segurança Pública.
Nos crimes contra a vida, Fernandópolis fechou o primeiro semestre com zero homicídio doloso. No mesmo período do ano passado foram dois registros.
Fernandópolis aparece na estatística da Secretaria da Segurança Pública entre 220 cidades do Estado que não registraram homicídios dolosos no primeiro semestre. Já tentativas de homicídio foram quatro este ano e três no ano passado.
No primeiro semestre houve queda no número de acidentes de trânsito com lesão corporal. Foram 169 acidentes de janeiro a junho contra 183 no mesmo período do ano passado.
Contudo, a cidade registrou mais mortes no trânsito. Foram seis mortes este ano, duas em janeiro, uma em fevereiro, uma em abril e duas em maio. No primeiro semestre do ano passado foram cinco mortes. Em abril, um ciclista de 29 anos morreu na Avenida Francisco Costa esquina com a Rua Paraná, no Jardim Água. Ele bateu a bicicleta contra um muro (foto).
No quesito furto, Fernandópolis registrou aumento de casos em 16%. Foram 310 casos no primeiro semestre deste ano contra 265 em 2023. Aumentaram também os furtos de veículos, 19 este ano contra 16 no ano passado.
Outros crimes como de estupro, o índice permaneceu estável na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o do ano passado. Foram 14 este ano e 13 no ano passado.
De acordo ainda com o balanço, entre janeiro e junho foram registradas 30 ocorrências de porte de entorpecente, 62 de tráfico, 360 prisões efetuadas e 509 inquéritos abertos. A Polícia também recuperou 21 veículos furtados.