Saúde

Fernandópolis registra semana com a menor taxa de contágio do ano



Fernandópolis registra semana com a menor taxa de contágio do ano

Os efeitos da vacinação contra a Covid que avança para os menores de 18 anos fizeram Fernandópolis registrar a semana com a menor taxa de contágio do ano e a Santa Casa registrar o menor número de pessoas internadas desde janeiro.

Com os números em queda, os pacientes internados na Santa Casa de Fernandópolis eram 17 no início da semana e nesta sexta-feira, 27, eram 10 os que ocupavam leitos na UASG – Unidade de Atendimento de Síndromes gripais – sendo 5 na enfermaria e 5 na UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Dos pacientes internados, oito são de Fernandópolis, um de Meridiano e outro de Macedônia. Não há nenhum paciente ocupando a Unidade Covid-19 Fernandópolis, disponibilizada pela Prefeitura Municipal. Segundo registros no portal da Santa Casa, no início de agosto o número de internações chegou a 32.

A semana também registrou a menor taxa de contágio do ano. De acordo com números dos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde, na semana entre os dias 20 e 26 de agosto, foram registrados 103 novos casos de Covid na cidade, com uma média diária 14,7 casos/dia, comparável à média registrada em junho e outubro do ano passado. É a menor taxa semanal do ano. Na comparação com a semana anterior, de 13 a 19 de agosto, que registrou 166 casos, a queda foi de 37,9. Comparado à primeira semana de agosto, a queda foi maior: 57,7%. O número de mortes também está em queda. Nesta última semana, foram 4 mortes registradas, contra 8 na semana anterior.

Com a queda nos números de casos, a Secretaria de Saúde decidiu retornar para a UPA 24 horas o atendimento clínico de outras urgências. Esse atendimento vinha sendo prestado na UBS do Por do Sol, já que a UPA vinha atendendo exclusivamente casos de Covid. Segundo o secretário Ivan Veronesi, a Secretaria de Saúde também estava com dificuldade de encontrar profissionais para garantir os plantões aos finais de semana. Desta forma, desde ontem a UPA voltou a ter atendimento das urgências clínicas e síndromes gripais.