Geral

Fernandópolis respirando arte



Fernandópolis respirando arte
O Mapa Cultural Paulista mobilizou a classe teatral fernandopolense que recebeu inscrições de três grupos advindos por meio da Mostra Estudantil de Teatro. Depois que o S.O.S. Teatro não fez mais nenhuma apresentação representando Fernandópolis, os grupos passaram a encarar o desafio de representar a cidade.
A fase municipal, com apoio total da Diretoria de Cultura, será dias 21, 22 e 23 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal Merciol Viscardi. A entrada é gratuita.

Apenas um grupo se classificará nesta fase que irá para a regional em São José do Rio Preto que será do dia 12 de novembro a 2 de dezembro. Os classificados irão para a fase final em São Paulo durante o primeiro semestre de 2008 em eventos produzidos pela Abaçaí Cultura e Arte.

Na Fase Estadual serão selecionados até cinco grupos, que circularão por cinco cidades do estado. Cada grupo receberá ajuda de custo de R$ 1.200 por apresentação e as despesas de transporte, alimentação e hospedagem, quando necessário, serão de responsabilidade da Abaçaí.

Algumas regras devem ser seguidas para participar do Mapa Cultural Paulista como ter o texto liberado pela SBAT (Sociedade Brasileira de Autores Teatrais) ou diretamente com o autor, apresentar comprovante de algum vínculo com o município, a idade mínima para participar é de 14 anos e sendo menor de 18 anos deverá portar uma autorização dos responsáveis.

Fernandópolis também participará em outras categorias como dança, artes visuais e literatura. As academias BioRitimo, Corpus e o grupo de Hip Hop, Street Boys, estarão disputando a fase municipal de dança que ainda não foi agendada. Em artes visuais há vários subgrupos como desenho de humor, artes plásticas e fotografia. Artistas como Ricardo Dias, Mauro José Divino, Marcos Elvis Antolini Ivani Torrecisha Saunders, José Natal Torsani participarão na categoria artes plásticas. Natália Benini, estudante de publicidade, participará na subcategoria fotografia diretamente na fase regional.

Os participantes dessa categoria estão expondo suas obras no Shopping Center Fernandópolis a partir de hoje e se estenderá por toda a semana. Sábado e domingo os jurados, Maristela Sanches, formada em Artes Plásticas e Paulo Custódio que defendeu seu mestrado em artes, escolherão uma única obra que representará Fernandópolis na fase regional.



“Frankenstinho”: Uma forma diferente de resgatar valores.

O grupo Coxixo na Coxia apresentará no dia 22, na quarta-feira, o espetáculo “Frankenstinho”, sob direção de Marlene Neres.

É uma história cheia de emoção que narra o lado bom do conto de Frankstein. Com direito a crítica social e reforço de questões abordadas na escola. “É um espetáculo pedagógico que fala dos órgãos humanos e também de valores espirituais”, diz Marlene.

O elenco conta com a presença dos irmãos Rodson, Íris e Rudson Neres, Maísa Silva, Gisele Queiroz e Derkian Sanches.

Coxixo na Coxia também é um dos novos grupos que surge na cidade. Na fase municipal do Mapa, será a 6ª apresentação do grupo com este espetáculo.



“A cruz da menina”: O jogo sujo da política de interesses.

Grupo Átomos leva mais uma vez para o palco o espetáculo “A cruz da menina”, texto de José Motta, direção de Fábio Sanches, na terça-feira, dia 21, abrindo a fase municipal do Mapa Cultural Paulista.

A peça conta uma história verídica que ocorreu no interior da Paraíba na década de 20, que redundou em muito sofrimento, politicagem e fanatismo religioso. Um espetáculo elogiado pela crítica, principalmente pela história ser antiga e o tema ser atual tratando-se de jogos de interesses políticos. Mistérios assolam o grupo e o espetáculo, provocando curiosidade nos espectadores.

Fábio Sanches diz que “o espetáculo é pertinente para essa época em que vemos a corrupção de forma tão explícita”.

No elenco estão Natália Benini, Mariana Gavioli, Perlei Silva, Rafael Constantino, Ralcilaine Brito, Carlos Eduardo Mafra e Carla Cândida.



“As mortas de nossa Ilha”: Um retrato da violência contra as mulheres.

As mortas de nossa ilha é o texto de Vera Viana que o grupo Victor – 02 sob direção de Isaac Rui, teve sua estréia no ano passado, durante a Mostra Estudantil de Teatro, onde ficou entre os três melhores espetáculos.
O elenco conta com a participação de Lais Midori, Daíse Das Neves, Larissa Martins, Ludimila Freitas, Cátia Rosa, Kelly Cornettione, Rudson Neres, Jessica Camily, Jussara Santa Rosa, Gabriele Borges, Paula Balieiro, Wilian Balieiro, Beatriz Souza, Bruna Camila, Rodolfo Martins, Gabriele Borges, Nadson Do Prado e Cauê Bilharvas.

De forma dinâmica e forte o texto traz o enlaçamento de três historias; trazendo como tema central às injustiças perante as mulheres e a impunidade perante os homens. Vera Viana trata de forma crítica as injustiças cometidas contra mulheres da chamada “ilha”.
“Não é uma peça feminista, é uma peça que busca abrir os olhos de quem finge que não vê ou de quem vê e não faz nada diante dos fatos”, diz Isaac.