Religião

Fernandópolis revive neste domingo a festa de São Sebastião, tradição de quase 60 anos



Fernandópolis revive neste domingo a festa de São Sebastião, tradição de quase 60 anos
Procissão de Cavaleiros é um dos eventos da festa de São Sebastião

“A festa de São Sebastião não é da paróquia Santa Rita, mas de toda a cidade, da população que resgata a religiosidade e a fé”, diz o padre Natalino Araújo ao se referir a tradição desse evento que é realizado há cerca de 60 anos. São Sebastião é o santo padroeiro protetor dos animais, contra a peste, a fome e a guerra. Por isso ele se refere ao evento como procissão de cavaleiros e não calvagada.

A Festa de São Sebastião em Fernandópolis acontece sempre no último domingo de janeiro e atrai para a cidade cavaleiros e comitivas de toda a região. A celebração começa com missa às 8 horas da manhã na Igreja Matriz. Santa Rita de Cássia

“Após a missa, acontece a procissão de cavaleiros pelas ruas da cidade, que assume um caráter de fé e religiosidade”, diz o padre Natalino.

Este ano, durante a procissão haverá sete paradas, onde serão montados altares para a benção das famílias, dos hospitais, do comércio e dos animais, incluindo os pets.

Houve também mudança no trajeto procissão de cavaleiros que sai da Praça da Aparecida pela Rua Bahia, entra pela Avenida dos Arnaldos, até a Rua Santa Catarina no Jardim Santa Helena e vai até a rotatória da Avenida Expedicionários e dali segue em direção ao Recanto do Tamburi, onde ocorrerá a benção dos animais e entrega do sal bento, explicou Wanderlei de Paula que está na coordenação.

A programação segue com o almoço e leilão de gado no Centro Pastoral da Aparecida a partir das 11 horas.  Os convites do almoço podem ser adquiridos na portaria no dia por R$ 30 reais (crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 15). Durante o almoço serão realizados leilões com diferentes prendas. São esperadas mais de mil pessoas no almoço que movimenta grande número de voluntários.

O leilão principal ocorrerá a partir das 14 horas. “Temos cerca de 50 animais e muitas outras prendas para serem leiloadas”, disse Adão Silva que também é da coordenação.