Saúde

Fernandópolis tem 2,9 mil pessoas que não tomaram segunda dose de vacina contra Covid



Fernandópolis tem 2,9 mil pessoas que  não tomaram segunda dose de vacina contra Covid

Fernandópolis tem quase 3 mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid. O número exato, 2.916, foi divulgado nesta quinta-feira, 16, pela Secretaria Municipal de Saúde. A maioria dos faltosos são pessoas com idade entre 50 e 59 anos.

“A pessoa que só recebeu uma dose acaba não contribuindo de maneira correta para o controle da circulação do vírus e também não completa o esquema vacinal, estando sujeita a infecções em comparação às pessoas que receberam as duas doses. É preciso ter em mente que a segunda dose aumenta a proteção contra a Covid-19”, explica o secretário de Saúde, Ivan Veronesi.

A equipe da Vigilância Epidemiológica gera um relatório semanal dos faltosos e encaminha para as Unidades Básicas de Saúde que realizam a busca ativa desses pacientes, por meio de ligações e visitas domiciliares, em casos necessários.

Durante o serviço de busca ativa, os agentes confirmam se o paciente está ciente de que já pode tomar a 2ª dose, os motivos por não terem procurado a UBS e orientam sobre a importância de ficar em dia com a vacina.

Todas as pessoas que estão com o esquema em atraso poderão receber a segunda dose da Pfizer.

100 MIL DOSES APLICADAS

O último boletim divulgado pelo governo do Estado sobre a vacinação no Estado de São Paulo mostra que Fernandópolis superou nesta quinta-feira, 16, a marca de 100 mil doses de vacina contra a Covid aplicadas.

O boletim mostra que foram aplicadas até agora 100.032 doses assim distribuídas: 57.943 (primeira dose), 41.427 (segunda dose ou dose única) e 462 (terceira dose);