A maioria dos grandes e médios municípios do Estado de São Paulo possui mais cidadãos habilitados do que a capital paulista. É o que indica levantamento feito pelo Detran.SP - Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo. Fernandópolis está entre as cidades do interior com maior número de pessoas habilitadas na proporção com a população: 72% dos seus habitantes são habilitados. Em números: para uma população de 69.680, segundo o IBGE, a cidade tem 50.297 motoristas com CNH expedida na cidade. Esse número é menor que a frota de veículos registrada no Denatran. Os números de julho apontam que Fernandópolis tem 63.248 veículos.
O município de São Paulo possui uma população de 12,4 milhões (dados do IBGE) e 6,2 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) registradas, que representa 50% da população habilitada.
Já a cidade de Santos, por exemplo, tem 72% de sua população habilitada (315.820 condutores de um total de 433.991 habitantes). Campinas, com 1,2 milhão de habitantes, tem 776.691 condutores (63%). Os municípios de São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca e Barretos possuem 64% de sua população com CNHs registradas no Detran.SP (veja quadro).
Dos 46,6 milhões de cidadãos paulistas, 25,9 milhões possuem CNHs registradas no Departamento de Trânsito. O número representa 55% do total de cidadãos habilitados na comparação com a população do Estado de São Paulo. O levantamento foi realizado com base nos dados de julho de 2021.
“Esses números mostram a pujança econômica das cidades grandes e médias do interior paulista. E revelam também o impacto que um sistema de transporte coletivo integrado, como o que existe na capital, exerce sobre a utilização do veículo particular no cotidiano dos cidadãos”, afirma o presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.
Mas por que as cidades do interior paulista possuem um número maior de cidadãos habilitados? Segundo o arquiteto e professor de Planejamento Urbano da PUC-Campinas, Thiago Amim, a dispersão urbana de cidades menos adensadas e mais espalhadas do que a capital acarreta em uma procura maior pelas habilitações e, consequentemente, a utilização de veículos particulares.
“O desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo e de sua densidade populacional viabiliza a utilização de mais transportes públicos como linhas de trem, metrô e ônibus. No interior temos a verticalização dos municípios e a dispersão dos habitantes em áreas maiores e mais distantes, o que dificulta uma caminhada a pé ou a utilização de um transporte público, que leva muito mais tempo do que uma viagem de carro ou moto. Além disso, muitas cidades são circundadas por rodovias o que motiva também a procura pela habilitação”, ressalta Amim.
O professor destaca outro ponto que envolve a procura pela CNH: o chamado “movimento pendular”, que é realizado normalmente por pessoas que viajam de um município para o outro diariamente e voltam para sua cidade no fim do dia para dormir. “No interior há a necessidade de um deslocamento maior sem tantas opções de transporte público como na capital. Isso também reflete na busca pela habilitação”, finaliza.
Fernandópolis tem 72% da população com carteira de habilitação, diz Detran
LENHA NA FOGUEIRA DO CENSO
A divulgação pelo Detran.SP da proporção de motoristas habilitados em Fernandópolis em relação à população põe lenha na fogueira da discussão que envolve o censo demográfico de 2010 realizado pelo IBGE, dados contestados por prefeitos e população.
De acordo com o Detran o número de pessoas com CNH em Fernandópolis representa 72% da população, mesmo índice registrado pela cidade praiana de Santos. A média do Estado está em 55% e nos exemplos divulgados pelo Detran a proporção fica na faixa entre 60 a 68%.
CIDADÃO fez algumas projeções com índices de outras cidades para estimar quanto seria a população de Fernandópolis a partir do dado de que 50.297 pessoas têm CNH expedida na cidade. Acrescentamos outro dado para observação dos leitores: Fernandópolis tem uma frota de veículos registrada no Denatran de 63.248 veículos, número de julho, ou seja, quase um veículo por habitante.
Na simulação com o índice médio de motoristas habilitados no Estado de São Paulo (55%), que é o mesmo índice da cidade de Itapeva, Fernandópolis teria uma população de 91.450. Se a proporção fosse 62% (da cidade de Araraquara), a população seria de 81.125 habitantes. Comparado ao índice de Rio Preto (64%) a população seria de 78.590 habitantes.
Como Fernandópolis vem reclamando do Censo de 2010 desde a divulgação dos primeiros dados, resta aguardar o próximo censo em 2022 para tirar a dúvida. Certamente será um censo acompanhado com lupa pelos fernandopolenses.