Emprego

Fernandópolis tem a melhor média regional na geração de empregos



Fernandópolis tem a melhor média regional na geração de empregos
Construção Civil foi o segmento que mais abriu vaga em setembro em Fernandópolis

A divulgação do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – do Ministério da Economia de setembro trouxe uma boa notícia para Fernandópolis, além de registrar mais um mês, o sétimo do ano, com saldo positivo: a cidade assumiu a dianteira na média regional de abertura de postos de trabalho com carteira assinada. 
Com o saldo positivo de 40 vagas em setembro, resultado de 670 admissões e 630 demissões. O melhor desempenho foi da construção civil que abriu 36 vagas no mês, seguido pela indústria com 23 vagas. Serviços, Comércio e Agropecuária apresentaram desempenho negativo em setembro.
No acumulado do ano, Fernandópolis tem melhor desempenho regional, com saldo de 865 empregos criados. A variação percentual é de 5,58%, superior à média nacional que é de 5,28%. Foram 6.673 admissões e 5.808 demissões. 
A cidade registra crescimento do emprego formal pelo segundo ano seguido. No ano passado, a média de abertura de novas vagas de janeiro a setembro foi de 6,31%.
Na região, Fernandópolis é a cidade com melhor desempenho, superando São José do Rio Preto que tem índice menor 4,34%, Catanduva com 4,36% e Santa Fé do Sul com 4,30%. As demais cidades apresentam desempenho menor. Jales com 2,11% e Mirassol com 1,87%. O pior desempenho é o de Votuporanga que tem média negativa (-1,20%). 
A indústria é o segmento da economia com melhor desempenho em Fernandópolis. O setor foi o que mais abriu vagas neste ano, 538, com variação de 17,6%. Depois aparece a construção civil, com variação de 13,9%, e saldo positivo de 113 postos de trabalho. Serviços oscilou na média de 6% com 342 novas vagas. Comércio e agropecuária apresentaram saldo médio negativo, ou seja, mais demitiram do que contrataram. 
Serviços (5.997), Comércio (5.371) e Indústria (3.587) são os três segmentos que mais empregam trabalhadores com carteira assinada em Fernandópolis. No geral, o número de trabalhadores com carteira assinada subiu para 16.368 em setembro.