Meio Ambiente

Fernandópolis tem alerta laranja com a baixa umidade, comparável a deserto



Fernandópolis tem alerta laranja com a baixa umidade, comparável a deserto
Fernandópolis está na área de alerta laranja do Inmet

O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia-  divulgou um alerta laranja de baixa umidade na região noroeste do Estado que envolve as cidades de Fernandópolis, Rio Preto, Votuporanga e Jales. O alerta laranja significa perigo com risco de incêndios florestais, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz e traz recomendações importantes para a saúde como beber bastante líquido, evitar atividades físicas que não são recomendadas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. 

Desde o final de semana, Fernandópolis e região entraram na zona mais crítica da umidade relativa do ar, comparável à de desertos, ou seja, abaixo de 12%. Em Votuporanga, o índice chegou a 9,8% e em Fernandópolis andou pela casa dos 12% entre sábado e domingo.

A baixa umidade e os ventos fortes vêm contribuindo para aumento de queimadas na região noroeste. Fernandópolis já registrava até 20 de agosto recorde de ocorrências. No final de semana, a região registrou grandes focos de incêndio contribuindo para piorar a qualidade do ar na região. Não há previsão de mudança do tempo nos próximos dias, com tendência do alto calor e baixa umidade continuar, exigindo cuidados da população.

Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.