Saúde

Fernandópolis tem mais de 60 pessoas internadas com Covid e vê contágio dobrar em junho



Fernandópolis tem mais de 60 pessoas internadas com Covid e vê contágio dobrar em junho

Em meio a alta exponencial do contágio em Fernandópolis e com mais 60 pessoas internadas com Covid-19, Fernandópolis está anunciando medidas mais duras de fiscalização para coibir aglomerações e festas e voltou a suspender, por decreto, aulas presenciais na cidade a partir de segunda-feira, medida que fecha escolas das redes estadual e particular.
Depois de registrar queda no ritmo de contágio a partir da segunda quinzena de abril e primeira de maio, Fernandópolis voltou ao patamar de contágio do mês de março, o pico da pandemia, quando foram registrados 1.659 contaminados com média diária de 53,55 casos. Nos primeiros 10 dias de junho, a cidade registrou 558 novos casos, com média diária de 55,8 casos.
O resultado dessa alta exponencial de casos reflete na Santa Casa e na UPA – Unidade de Pronto Atendimento – que se transformou em uma espécie de Hospital de Campanha para atendimento exclusivo de casos Covid, com 9 leitos com respirador e 12 leitos de enfermaria. Nesta sexta-feira, 11, todos os leitos estavam ocupados, oito em leitos de enfermaria e 13 na UTI, quatro deles intubados e que aguardavam transferência para hospital.
Na Santa Casa, o número de pacientes internados subiu para 40. De acordo com boletim desta sexta-feira, 23 pacientes estavam internados em leitos de UTI (15 na UTI Covid, 2 na UTI geral fora do período de contágio e 6 em leitos do convênio da prefeitura). Outros 17 pacientes estavam em leitos de enfermaria. É o número mais altos de internações no período de pandemia.
Outro dado que chama a atenção mostra que a faixa etária de óbitos registrados pela Covid está caindo semana a semana. Nos últimos 10 dias, das 15 mortes registradas, nove eram de pacientes, homens e mulheres, na faixa etária de 40 e 50 anos.
REFORÇO
O prefeito André Pessuto (DEM) decidiu reforçar a equipe de atendimento na UPA e autorizou a contratação de mais 10 enfermeiros e 30 técnicos de enfermagem para enfrentamento da pandemia da Covid-19.  Pessuto justifica “as contratações diante do aumento da transmissão e contágio pelo vírus em nosso município e a rápida evolução da doença com impressionante aumento dos casos, o que levou a Saúde a criar uma unidade de apoio da UPA para atendimento de casos não Covid na Escola Angelo Finoto, possibilitando que a Unidade de Pronto Atendimento fique exclusiva para atendimento de casos Covid-19”.  
São 10 vagas para enfermeiros com vencimentos fixados na Referência 25, no valor de R$ 3.516,14 mensais e 30 vagas para Técnico de Enfermagem, com vencimentos fixados na Referência 17, no valor de R$ 2.078,51 mensais.
As funções criadas pelo decreto são para atendimento ambulatorial de urgência e emergência aos pacientes infectados e pacientes não contaminados pelo coronavírus. A contratação de pessoal, será realizada por tempo determinado de três meses, para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público, podendo ser prorrogada pelo período máximo de 12 meses.