Fernandópolis terá o Dia D neste sábado, com as Unidade de Saúde abertas das 8 às 13 horas para duas ações: vacinação contra a gripe e campanha de prevenção ao câncer bucal.
A vacina da gripe atende os grupos prioritários da campanha: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas;
Professores, indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo ; Profissionais das Forças Armadas; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). A meta é vacinar 90% de cada um dos grupos.
O Dia D visa incrementar a adesão à campanha, mas a vacina está disponível todos os dias nas UBSs das 8 às 16 horas e na Central de Saúde das 8 às 14 horas. A campanha segue até o dia 31 de maio. Para ser imunizado, basta estar munido de documentos pessoais e da caderneta de vacinação.
CÂNCER BUCAL
A Campanha de Prevenção do Câncer Bucal em Fernandópolis aproveita o Dia D para consulta de verificação de doenças bucais pelos profissionais especializados da equipe de Odonto da Prefeitura.
Os dentistas vão verificar a condições dentárias e da boca, incentivando ações educativas e orientando sobre a importância da prevenção das doenças da boca. O atendimento em todas as unidades de Saúde durante o período da vacinação.
O câncer de boca está mais presente entre os homens e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos.
Afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.
Atitudes simples como abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis e boa higiene oral diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil.